De quatro a sete

Publicado em português

O assunto mais comentado? É o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral. A chapa Dilma-Temer está em xeque. Segundo os acusadores, a corrupção fez a festa na campanha eleitoral de 2014. Com isso, favoreceu a eleição de Dilma Rousseff.

Verdade? Os ministros decidirão. Daí a importância do voto do relator. Todos queriam que ele o antecipasse. Mas Sua Excelência manteve sigilo. “Tancou-o a sete chaves”, repetiam os frustrados repórteres.

Pintou então a dúvida. Como nasceu a expressão a sete chaves? A história vem de longe. Em Portugal, lá pelo século 13, não havia cofres. Dinheiro, documentos, joias, metais preciosos & cia. que

exigia proteção se guardavam em arcas de madeira.

Elas tinham quatro fechaduras e, claro, quatro chaves. Cada uma ficava com um servidor pra lá de graduado e merecedor da total confiança do rei. Abrir o baú implicava cerimônia cuidadosa com a presença do quarteto.

Pergunta-se: o que “a quatro chaves” tem a ver com “a sete chaves”? Resposta: o mistério. O povo considerou o quatro sem graça. Preferiu o cabalístico sete para designar segredo bemmmmmmmmmmmmmm guardado. A expressão dava ideia da curiosidade que o conteúdo tão protegido despertava em homens, mulheres e crianças.