De forma que? De formas que?

Publicado em português

De forma que, de modo que & similares são locuções conjuntivas (terminadas em que). Elas rezam na cartilha das conjunções (que, porque, quando). Invariáveis, não aceitam o plural de formas que, de modos que, etc. e tal. Xô, s intrometido.

Curiosidade

Porque tem fama, o Egito dorme na cama. Ali viveu Cleópatra, que despedaçou corações imperiais. De lá veio Nefertite, a mais perfeita obra de arte de todos os tempos. Lá estão as pirâmides que desafiam o calendário. Pelo deserto, corre o Nilo, fio de água que fertiliza a terra torrada.

O país experimentou a ira de Deus. Por quê? O faraó escravizou os judeus. Negava-se a libertá-los. O Senhor, impaciente, castigou-o. Puniu a desobediência com sete pragas. Transformou água em sangue. Cobriu a nação com três dias de trevas. Matou, numa noite, os primogênitos. E por aí foi. O governante, vencido, cedeu.

A língua também tem suas pragas. São vícios. Surgem tímidos. Depois, com espaço no rádio e na tevê, se alastram. Uma delas: de formas que & cia. O exemplo egípcio manda pôr as barbas de molho. Já pra rua, s intruso!