Crase 3

Publicado em Crase, Geral

 Casaizinhos   A língua copia a vida. Lá e cá existem os casais. O que acontece com um acontece com o outro.   De segunda a sexta.

De é preposição pura. A só pode ser preposição pura. Em ambas o artigo não tem vez:

Trabalho de quarta a sexta. A farmácia faz entregas de segunda a sábado. Vejo tevê de domingo a domingo.  *   Da rodoviária à quadra comercial.

Da é combinação da preposição de com o artigo a. O à vai atrás. O acento serve de  prova da fusão.

Mais exemplos: Li da página 8 à página 12. O expediente é de segunda a sexta, das 8h às 18h30. Trabalho das 14h às 18h.  * Atenção, gente fina. Às vezes, a preposição de vem casadinha com o artigo o. O sexo não muda a regra. O segundo par mantém a fidelidade: Viajei do Paraguai à França. Fui de carro do Rio à Paraíba. Corri do aeroporto à rodoviária.  * Misturar o par de um com o de outro gera deformações. São os cruzamentos. É como casar girafa com elefante. Já imaginou o pobre filhote? Eis um monstrinho:   Horário do expediente: de segunda a sábado, de 7h30 às 20h.   Reparou? O primeiro casalzinho (de…a) merece nota mil. O segundo juntou o parceiro de um par com o parceiro de outro. Xô! A forma bem-amada é: das 7h30 às 20h.