Conosco ninguém pode

Publicado em Geral

Há secretárias e secretárias. Mas todas têm uma marca. São um baita quebra-galho. No aperto, sempre dão um jeito. Há o caso da auxiliar que não sabia se sexta-feira se escreve com x ou s. Sem dicionário por perto, transferiu a reunião para sábado.

Outro dia, pintou uma dúvida no cursinho. O diretor ditava um texto. A secretária anotava. Em dado momento, ele a mandou escrever: “Queremos estar em paz conosco mesmos”.

Ela estranhou. A construção lhe soava esquisita. Não seria com nós mesmos? Ou o pronome nós, casadinho, vira sempre conosco? Qual a sua opinião? Marque a opção correta:

a. Queremos estar em paz com nós mesmos.
b. Queremos estar em paz conosco mesmos.

E daí?

Escolheu a letra a? Pra lá de certo. A secretária estava coberta de razão. O com nós só se emprega quando acompanhado de palavras reforçadoras. É o caso de próprio, mesmo, todo: As cartas ficarão com nós todos. Paulo jantou com nós dois ontem à noite. Queremos estar de bem com nós mesmos.

Olho vivo

Sem a palavra de reforço, o conosco pede passagem. Abra-lhe alas que o casadinho quer passar: As cartas ficaram conosco. Paulo jantou conosco ontem à noite. Ele está de bem conosco.

Teste

A frase que merece nota mil é esta:

a. O procurador falou com nós mesmos.
b. O procurador falou conosco mesmos.

Resposta

Escolheu a letra a? Viva! Acertou. Vá em frente.