Concisão: 8 dicas

Publicado em português

Ser conciso é dizer o que tem de ser dito com o mínimo de palavras. Não significa privar o leitor de informação. Mas dar a informação no tamanho certo. Sem mais nem menos. Como?

1. Corte palavras desnecessárias

Artigo indefinido: O diretor deu (uma) entrevista ao jornal.

Pronome possessivo: No (seu) discurso, o acadêmico disse verdades.

Vocábulos e expressões: Decisão tomada no âmbito da diretoria? É decisão da diretoria. Trabalho de natureza temporária? É trabalho temporário. Lei de alcance federal? É lei federal. Casos de ocorrência? É ocorrência. Curso em nível de pós-graduação? É pós-graduação. Ou pós.

2. Troque seis por meia dúzia

  1. Dispense, nas datas, os substantivos dia, mês e ano: em 16 de dezembro (não: no dia 16 de dezembro), em maio (não: no mês de maio), em 2018 (não: no ano de 2018).
  2. Substitua a oração adjetiva pelo adjetivo: material de guerra (material bélico), pessoa sem discrição (pessoa indiscreta), criança sem educação (criança mal-educada).
  3. Troque a oração adjetiva pelo nome: homem que planta café (cafeicultor), criança que não sabe ler nem escrever (criança analfabeta), pessoa que não come carne (vegetariana).
  4. Reduza o tamanho das frases: Vai qualificar-se melhor fazendo um curso de pós-graduação. (Vai qualificar-se melhor. Fará pós.)
  5. Use verbo em vez de expressão: Fazer uma viagem (viajar). Pôr as ideias em ordem (ordenar as ideias). Pôr moedas em circulação (emitir moedas).