Com nós ou conosco?

Publicado em Geral

    Carlos Alberto está se preparando para concurso. Como a disputa é séria, o rapaz faz cursinho e estuda três horas em casa todos os dias. O ponto fraco dele é português. Por isso dedica à matéria atenção especial. Outro dia, estava revisando os pronomes pessoais. Viu escrita a duplina “com nós”. Achou esquisito. Na dúvida, mandou um e-mail pra coluna. Eis a pergunta:
  — Com nós existe?
  Você sabe responder à questão do Carlos Alberto? Não se precipite. Antes de se aventurar no sim ou não, faça o teste. Leia as frases com cuidado. Depois, marque as corretas. As erradas ficam pra lá:
 
a. Os livros ficarão com nós.
b. Os livros ficarão com nós mesmos.
c. Os livros ficarão com nós todos.
d. Os livros ficarão conosco.
 
E daí?
Escolheu as letras b, c e d? Viva! Acertou em cheio. Você conhece os mistérios do pronome nós. Preferiu outra opção? Nada feito. Você é uma das tantas pessoas que se sentem inseguras no assunto. Pra mandar a dúvida pras cucuias, só há uma saída: arregaçar as mangas e dar uma estudadinha no tema. Vamos lá?
 
O colado
  Quando o pronome nós se encontra com a preposição com, não dá outra. É amor à primeira vista. Eles se casam imediatamente. Viram conosco: As crianças saíram conosco. Conosco ninguém pode. Alguém tem coragem de ficar conosco aqui à noite? 

O separado
O com nós só tem vez numa situação: quando estiver acompanhado de palavras reforçadoras. É o caso de mesmo, todo, próprio. Quer exemplos? Ei-los: Os livros ficarão com nós mesmos. Os livros ficarão com nós dois. Queremos estar de bem com nós mesmos. Saiu com nós todos sem reclamar.
  Deu pra entender? O com nós só aparece acompanhado. Sem companhia, dê passagem ao coladinho. É a vez do conosco.
  Teste
  Qual das frases merece nota mil?
a. Fale com nós.
b. Fale com nós mesmos.
 
A resposta? É a b, claro.