Chove chuva

Publicado em Geral

 
Que saudade! Cadê as flores que enfeitam os jardins, as praças, os canteiros das ruas? O sol secou. A seca comeu. O vento levou. No lugar, ficou a grama queimada. Os brasilienses olham pro alto loucos por nuvens escuras. Só vêem a explosão de azul que caracteriza o mais belo céu do Brasil. “E a chuva?”, perguntam eles. A resposta não vem. Mas o verbo ganha destaque nas conversas e nas preces.
 

Cria-se, então, uma corrente do bem. Todos conjugam o verbo chover. Descobrem, então, que ele tem manhas. Sabe qual é? Marque a opção pra lá de certa:
 
a. Chover é impessoal. Só se conjuga na terceira pessoa do singular.

b. Chover é pessoal. Conjuga-se como os verbos regulares da 2ª conjugação.

c. As opções a e b estão certinhas da silva.

 
E daí?
 

Marcou a letra c? Viva! Acertou em cheio. Quando indica fenômeno da natureza, chover não tem sujeito. Impessoal, joga no time de nevar, ventar e chuviscar. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: Na estação das águas, chove continuamente no Distrito Federal. Choverá hoje? Talvez chova nos fins de agosto ou início de setembro.
 

A impessoalidade é contagiosa. Os auxiliares de chover & cia. se tornam também impessoais. Com eles, só a 3ª pessoa do singular tem vez: Na estação das águas, deve chover continuamente no Distrito Federal. Vai chover hoje? Talvez vá chover nos fins de agosto ou início de setembro.

 
Generosidade
 

A língua é mais generosa que coração de mãe. Permite que o verbo impessoal vire a casaca. Chover, abusado, não pensa duas vezes. Torna-se pessoal com o sentido de derramar, cair em abundância. Conjuga-se, então, como vender, comer e beber: Chovem processos na Vara da Infância e da Juventude. Deus chove bênçãos sobre nós. A mangueira chovia frutos maduros. 
 

Mãos à obra
 

Merece nota mil a frase:

a. Deve chover protestos na volta às aulas.

b. Devem chover protestos na volta às aulas.

 
***

 
A resposta? Na próxima coluna. Até lá.
 
***
 
a. Na semana passada você assinalou a frase pra lá de certa. É ela:

a. Se Deus quiser e eu me esforçar, entro na universidade este ano.

b. Se Deus quizer e eu me esforçar, entro na universidade este ano.

 
Escolheu a letra a? Acertou. Vá em frente.
 
(Coluna publicada no caderno Gabarito, publicada no Correio Braziliense às segundas-feiras.)