Brasilienses à beira de um ataque de nervos

Publicado em Geral


  Os brasilienses estão em polvorosa. Com razão. Eles adoram cachorros. Há pessoas que têm dois, três, quatro cães em casa. Os peludinhos e peludões são como gente da família. Agora, chegou a notícia. Dois mil animais estão com leishmaniose. A doença é contagiosa e, parece, sem tratamento eficaz. Os donos não têm saída. Ou sacrificam os animais, ou correm o risco de contrair a enfermidade. Ops! Que enrascada!
 
Enquanto não se decidem, choram, rezam, fazem promessas. Sobretudo cercam os bichinhos de carinho. Diminutivos circulam pra cima e pra baixo. É aí que a porca entra na história e torce o rabo. Qual o plural de cãozinho? Em tempos idos e vividos, a moçada aprendeu que certas flexões têm manhas. Essa é uma delas. Como chegar lá?
 
A gramática responde. Dê três passos. Um: escreva a palavra no plural (cão, cães). Dois: tire o s (cães, cãe). Três: acrescente o sufixo -zinhos. Pronto: o plural de cãozinho é cãezinhos. Viu? Cão rima com pão. Cãozinho e pãozinho também. Cãezinhos e pãezinhos dizem amém.
 
 
Time sofisticado  
Cão e pão têm companheiros no plural sofisticado. Outros diminutivos exigem as três etapas. É o caso de animalzinho (animais, animai, animaizinhos), papelzinho (papéis, papéi, papeizinhos), lençolzinho (lençóis, lençói, lençoizinhos), mulherzinha (mulheres, mulhere, mulherezinhas), botãozinho (botões, botõe, botõezinhos), florzinha (flores, flore, florezinhas).
 
 
Por falar leishmaniose…  
Você sabe por que leishmaniose se chama leishmaniose? O nome vem de William Boog Leishman. O bacteriologista escocês nasceu em 1865 e partiu desta pra melhor em 1926. No meio tempo, descobriu a leishmânia — protozoário que ataca homens e animais. Pelo feito, entrou na história.
 
 
É só escolher   Há cães e cães. Há os nobres e os vira-latas. Há os grandes, os médios e os pequenos. Há os pretos, os brancos, os castanhos. Há os de pêlo longo e os de pêlo curto. Há os que fazem companhia e os que guardam a casa. Em suma: há variedades pra dar e vender. Uns e outros obedecem à mesma regra lingüística. No plural, flexionam-se como qualquer substantivo: os labradores, os filas, os pequineses, os pastores alemães.
 
 
Sem saída   Dizem que cachorro adora osso. Será? Na verdade, ele não tem saída. É que não lhe dão carne.  
 
 
Qualidades   Os animais têm qualidades tão marcantes que passam a simbolizá-las. O cão é fiel. A lebre, ágil. A tartaruga, lenta. A raposa, esperta. O boi, paciente. A formiga, trabalhadeira. A cigarra, irresponsável. O elefante, dono de memória ímpar. 
E por aí vai.