Aniversário de Brasília cia.

Publicado em Geral

Olha meus 48
Viva! Brasília completa 48 anos. Festas não faltam. Abusos tampouco. No calor das celebrações, lá está: “Brasília comemora o aniversário de 48 anos”. Cruz-credo! Aniversário contém a palavra ano. A polissílaba só tem vez quando se passam 365 dias de certo acontecimento. Aniversário dispensa ano. Ano dispensa aniversário. Em bom português: Brasília comemora 48 anos. Brasília comemora o 48º aniversário.
 
Por falar em aniversário…
Pais corujas comemoram o “aniversário” de um mês dos filhos. Mandam convites. Oferecem festa. Apagam velinhas.  Pode? Nem pensar. O bebê tem de esperar 11 meses pra fazer aniversário. Com 30 dias, batem-se palmas para o primeiro mês de vida. Viva!
 
Asa nos pés

Entre as comemorações do aniversário da capital, uma se destaca. É a 2ª Maratona Brasília de Revezamento. O evento, além de dar asas a pernas, propicia duas dicas de português. Uma: a origem curiosa da palavra que dá nome à competição. A outra: uma explicação para o uso do z.
Maratona
Maratona era o nome de uma aldeia grega. Lá, os seguidores de Platão e Aristóteles inauguraram o azarão. Derrotaram, contrariando todas as expectativas, os poderosos persas. Dizem as más línguas (e as boas também) que, antes da batalha, Fidípedes ou Filípedes foi a Atenas buscar reforços. Correu 42km num dia. Lá, conseguiu 10 mil homens. Correu outros 42km de volta pra dar a notícia. Gastou o mesmo tempo.
Os gregos, claro, venceram. Passados 2.386 anos, a façanha ganhou notoriedade. Os Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna (1896) instituíram a maratona como modalidade esportiva. Em homenagem a Fidípedes, o maratonista tem de correr 42km. E não precisa voltar.
 
Revezamento
Por que revezamento se escreve com z? Porque as palavras têm pai e mãe. O polissílabo nasceu de vez. O re-quer dizer repetir. É o mesmo que aparece em reler, rever, reencaminhar. Revezamento é a repetição da vez.
 
O que ler?
O que ler? O livro Arquivos de Deus. São 28 contos impactantes. Além do texto impecável, as histórias fascinam. Penetram mundos antigos, que passam pela Arca de Noé, cabalas, o saber universal, o enigma da criação. Em todos, a presença do sagrado, do mistério e, sobretudo, da força da palavra.
Quero saber
Ser sedutor é…
Surpreender o outro. O presidente de um banco comunicou ao colega que mudara a sede da agência do centro de São Paulo para Paraty. A resposta: “Que inveja! Quem me dera estar em seu lugar!”