Adjetivo caprichoso

Publicado em Geral

O adjetivo é cheio de caprichos. Mimado, vive trocando de lugar. Às vezes aparece antes do substantivo (bela casa). Outras, depois (casa bela). De vez em quando, exige uma ponte (verbo) para ser alcançado (a casa é bela).

Há ocasiões em que o adjetivo é generoso. Caracteriza mais de um substantivo. Nesse caso, você sabe como lidar com a concordância? Antes de responder, faça o teste. Leia as frases com atenção plena. Se estiverem certinhas da silva, assinale-as com V, de verdadeiro. Se não estiverem com nada, brinde-as com um baita F, de falso. Depois, escolha a opção nota mil:

( ) Comprei um sapato e uma bolsa pretas. ( ) Comprei um sapato e uma bolsa pretos. ( ) Comprei um sapato e uma bolsa preta. ( ) Comprei um sapato e uma bolsa preto.

a. V, F, V, F b. F, V, V, F c. V, V, V, F F, V, V, F

Marcou a letra b? Pra lá de certo. Você conhece os caprichos do adjetivo. Preferiu outra letra? Bobeou. Dê uma olhadinha na lição pra não cair na esparrela de novo. Daqui a alguns minutos, você vai fazer uma descoberta. O adjetivo é cheio de manhas. Mas todas lógicas. Quer ver?

Duas saídas

Embora goze de muita liberdade, o adjetivo tem limites. Preso ao substantivo, é a ele subordinado. Concorda em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) com o nome a que se refere.

Sapato e bolsa preta. Sapato e bolsa pretos

Reparou? O adjetivo vem depois de dois substantivos. Aí, goza de ampla liberdade. Pode concordar com o mais próximo ou com os dois: bosques e montanhas tranqüilas (ou tranüilos), livro e caderno novo (ou novos), vestido e meia branca (ou brancos).

***

Com mais de dois substantivos (três, quatro, cinco, oito), a regra não muda: bolsa, tênis, cinto e chapéu esportivo (ou esportivos); jardim, bosque e montanha sossegada (ou sossegados).

***

Preste atenção. Se todos os substantivos forem masculinos, não há dúvida. O adjetivo vai para o masculino plural. Se femininos, para o feminino plural. E quando estiverem misturados masculino e feminino? Aí, como na vida, o masculino plural tem primazia.

Nós dizemos tenho cinco irmãos, englobando irmãs e irmãos. Perdeu quatro filhos, abrangendo filhos e filhas. Por isso: vestido, sapato e bolsa pretos; bosques e montanhas tranqüilos; admiração e respeito extremos.

2. Boa hora e lugar

Viu? Saliente, o adjetivo mudou de lugar. Vem antes do substantivo. No caso, só há um caminho: concordar com o substantivo mais próximo, ou seja, o primeiro deles: belo filho e filha, grande alegria e disposição, alta estima e apreço.  

 Mãos à obra

Qual das duas frases está pra lá de certa? a. Filho e filha malcriado. b. Filho e filha malcriados.

A resposta? A letra b, claro.