Preço de chamadas de telefone fixo e móvel caem até 19%, segundo Anatel

Publicado em Consumidor

Os valores das chamadas locais de fixo-móvel terão redução de 16,49% a 19,25% para as chamadas locais e de 7,05% a 12,01% para as interurbanas, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (15/2) no Diário Oficial da União e passa a valer em 10 dias.

Dessa forma, a partir do próximo dia 25, os consumidores devem sentir a queda nos preços. Segundo a Anatel, o decréscimo vai ocorrer porque as tarifas de interconexão entre as empresas de telefonia fixa e móvel serão reduzidas. A agência reforçou que os valores vão continuar caindo ano a ano até 2019.

Desde o ano passado, a tarifa de conexão começou a ser calculada no “Modelo de Custo”, que permite à Anatel verificar o custo real das empresas, por exemplo, quanto ela gasta com equipamentos e organização interna.

Em nota, a Anatel informou que não deve ter queda na qualidade do serviço. “Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores. As tarifas de interconexão foram usadas para subsidiar a instalação de redes”.