Ponto facultativo e ICMS sem correção para conter crise de abastecimento

Publicado em Consumidor

0D1A728C-785E-4E19-9EB4-AD7EDFA454DA

 

Para amenizar os efeitos da greve dos caminhoneiros no Distrito Federal, o governo optou por dar ponto facultativo na sexta-feira (2/6). Dessa forma, escolas, postos de saúde e outros atendimentos públicos estarão suspensos. Hospitais de emergência, delegacias e serviços em regime de plantão continuam funcionando. A ideia do governo é diminuir o fluxo, principalmente, de carros.

 

Além do ponto facultativo, o governo decidiu congelar os valores de referência para a cobrança do Imposto Sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS) dos combustíveis. De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, será usado o valor praticado antes da greve dos caminhoneiros, ou seja, mais baixo do que atual. O cálculo do ICMS é 28% sobre o preço praticado nas bombas – se a gasolina custa R$ 5, por exemplo, o imposto local é, R$ 1,40. Se a base usada no cálculo for menor, o preço do imposto e, consequentemente, do combustível, tendem a cair.

 

Para conter a escassez da gasolina nos postos, o governo informou que o DF vai receber 2 milhões de litros de álcool anidro – composto da gasolina -, o que vai ampliar a oferta de 10 milhões de litros de gasolina em toda a capital.

 

O governador informou ainda que chegarão nos próximos dias 14,5 mil botijões de gás. “Nós estamos em contato com os fornecedores para garantir uma oferta maior de gás de cozinha”, informou Rollemberg.

 

Saúde

 

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, garantiu ainda que chega esta noite 39 mil frascos de soro fisiológico na rede pública. A mercadoria vem de Goiânia (GO) e segundo o chefe da pasta, a quantia é suficiente para mais de 15 dias de abastecimento. Na sexta-feira, outro lote de 39 mil frascos também chegará ao DF.

 

Humberto Fonseca informou ainda que tem garantias da empresa que fornece oxigênio que o recurso estará disponível a partir de amanhã (1/6). Hospitais, como o Regional da Asa Norte, só tem estoque até sábado. O óleo para as caldeiras também está normalizado.

 

Não há caminhão de ração retidos, o que não vai atrapalhar a avicultura local. O DF também recebeu frutas e verduras.