Vidro do carro tem pane elétrica e concessionária diz que conserta por “cortesia”

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O leitor Alessandro Pereira da Silva, morador do Guará, entrou em contato com a coluna Grita do Consumidor para reclamar sobre uma pane elétrica no veículo, que aconteceu 19 dias após passar pela segunda revisão. A concessionária informou que não seria possível acionar a garantia, pois a primeira revisão foi feita com 300km excedentes. A empresa negociou uma cortesia para […]

Encomenda de consumidora atrasa e ela não consegue reclamar com os Correios

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A aposentada Ana Maria de Lima, 72 anos, moradora do Guará, reclama  do descaso dos Correios com as encomendas dos consumidores. A paraibana afirma que, em 19 de abril, um objeto foi postado em Guarulhos, São Paulo, e, apesar de ser uma quinta-feira, os Correios apontaram que o objeto foi postado após o horário limite da unidade. “Eu aceitei, achei […]

Polêmico projeto que altera função de gestor fazendário será votado nesta terça

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Secretaria de Fazenda alega que terá impacto de R$ 56 milhões anuais com folha de pagamento   A proposta de emenda à Lei Orgânica nº 77/2017 que virou uma verdadeira guerra entre os sindicatos dos servidores da Secretaria de Fazenda do DF e entre o governo e o deputado Chico Vigilante (PT) deve ser votada nesta terça-feira (8/5). Trata-se do […]

Anatel bloqueia aparelhos irregulares a partir de quarta-feira no DF

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A partir de quarta-feira (9/5), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai desligar celulares irregulares do Distrito Federal e de Goiás. Os donos dos aparelhos vão receber na terça-feira (8/5) uma mensagem avisando que eles serão bloqueados. De acordo com a Anatel, o conteúdo do torpedo será: “Operadora avisa: Este celular IMEI é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”. Por enquanto, […]

Vai cancelar passagem aérea? Veja quais são seus direitos

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Se o consumidor desistir da viagem depois de 24 horas da emissão do bilhete, ele fica sujeito às disposições do contrato firmado com a empresa Por Érika Manhatys*   A desistência de compra de passagens aéreas é um dos principais dilemas entre as companhias e os clientes. Os entendimentos dos Procons e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) são […]

Indicações para direção da ANS geram polêmica entre entidades de defesa do consumidor

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Idec e Abrasco entendem que os indicados pela Presidência da República não podem assumir os cargos Entidades de defesa do consumidor se posicionaram contra duas indicações para cargos em diretorias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) são contrárias à indicação de Rogério Scarabel Barbosa e Davidson […]

Cliente come salgado e percebe que estava mofado mesmo dentro da data de validade

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A leitora Emília Soares dos Santos, 55 anos, moradora de Sobradinho, reclamou de um produto alimentício que, mesmo dentro do prazo de validade, apresentava bolor e sabor azedo. Ela comprou um salgado no mercado Comper, da 306/307 Sul, e data de validade na embalagem marcava o mesmo dia da compra. A leitora deixou o estabelecimento e consumiu parte do produto […]

Produto vem com defeito e consumidora pede ressarcimento em dinheiro

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A leitora Maria Helena Rocha dos Santos, moradora de Santa Maria, contatou o Grita do Consumidor para reclamar sobre um produto adquirido na loja Casas Bahia que queimou em menos de um mês de uso e ela não conseguiu efetuar a troca do equipamento. “Eu comprei um freezer nas Casas Bahia, em 24 de fevereiro. Depois de uns 25 dias […]

Danos no carro dentro do estacionamento: a quem recorrer?

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Mesmo após 23 anos da decisão do Superior Tribunal de Justiça, que estabeleceu a responsabilidade da empresa que guarda o estacionamento pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos no local, maioria dos usuários desconhecem o seu direito Por Érika Manhatys* e Flávia Maia Ao parar o carro em qualquer estabelecimento em que seja oferecido estacionamento para o uso […]

Tim envia código de barras errado ao cliente, ele paga, e, mesmo assim, tem linha bloqueada

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Wilson Luis Esteves de Albuquerque, morador de Águas Claras, relata que, em fevereiro, foi alertado de uma conta do ano anterior que estava em atraso. Apesar de quitar o débito, poucos dias depois, sua linha foi bloqueada. O consumidor foi a uma central de atendimento da Tim e foi informado que ele havia pago a fatura errada. “Mostrei a mensagem […]