Morar no Distrito Federal aumenta em 86% a chance da família consumir alimentos orgânicos

Publicado em Consumidor, Sem categoria

As famílias do Distrito Federal consomem mais orgânicos do que a média brasileira. Segundo estudo divulgado nesta terça-feira (29/3) pela Companhia de Planejamento do DF, os moradores da capital do país têm 86% mais chances de comer orgânicos do que em outros estados.

A pesquisa aponta que, quanto maior a renda da família e quanto mais anos de estudo têm os integrantes, maior será a chance de os itens orgânicos estarem na mesa diariamente.

Além da renda e da escolaridade, a facilidade logística e comercial dos produtos orgânicos também contribuem para a alta participação da população no mercado de orgânicos. A presença de órgãos de incentivo à produção local de orgânicos como a Emater, a Embrapa e o Sebrae dá fôlego ao mercado e contribui para o aumento da oferta e consumo.

Os dados analisados apontam que a elevação na renda familiar está relacionada ao aumento no consumo de produtos orgânicos. O crescimento do número de famílias também influencia no incremento do consumo esperado.

Veja a lista de feiras orgânicas no DF

O estudo explica que “a decisão de consumir orgânicos não se restringe a hábitos pessoais e familiares. A maior conscientização das vantagens nutricionais e o conhecimento do processo produtivo, ambientalmente mais seguro, faz com que este consumidor se volte para valores que atendam não somente suas necessidades mas, também, aos relacionados com o benefício coletivo”.