Mais 7,5 mil famílias entram na lista de endividados no Distrito Federal

Publicado em Sem categoria

A quantidade de famílias com dificuldade de pagar os débitos em aberto no Distrito Federal aumentou no mês de novembro em relação a outubro. São mais 7,5 mil famílias que entraram na  lista dos endividados – o índice subiu de 77,9% para 78,9%. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Federação do Comércio  do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Entretanto, o índice de inadimplentes diminuiu em novembro na comparação com outubro, houve redução de 2.190 inadimplentes, contabilizando 91.800 famílias com dívidas em atraso. Na análise da Federação, o aumento do endividamento significa que as pessoas voltaram a comprar de forma parcelada, seja pelo cartão de crédito ou carnês de pagamentos, o que é bom para a economia local. O problema é se os consumidores não conseguirem quitar os débitos em aberto.

O cartão de crédito continua sendo o principal responsável pelas dívidas. Dos endividados, 86,6% se declararam comprometidos com o cartão. Dentre as famílias com contas em atraso, 34,2% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 59,4% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Outros 4,5% declararam não ter condições de pagar.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias.