Inadimplência registra primeira alta do ano

Publicado em Sem categoria

Mais consumidores brasileiros fecharam o mês de março no vermelho. Segundo o indicador Serasa Experian, a inadimplência cresceu quase 5% entre os meses de fevereiro e março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta chegou a 19,8%.

De acordo com a pesquisa, a alta é natural, principalmente porque no mês de março começam as cobranças de IPVA e IPTU, o que impacta no orçamento. As últimas prestações dos gastos escolares e das comprinhas de Natal também ajudam a manter o índice alto.

Para não entrar na estatística dos inadimplentes, a dica é tentar pagar os impostos de uma vez, conseguir os descontos e evitar os juros do cartão de crédito.


Cheque sem fundos e crediários puxaram o índice

Todas as modalidades da inadimplência apresentaram alta. A inadimplência não bancária – cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água – e os cheques sem fundos puxaram o crescimento do índice com variação de 6,9% e 18,0% e contribuição de 2,7% e 1,7%, respectivamente.