Honda, Yamaha e BMW fazem recall

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Os consumidores que adquiriram motocicletas da BMW modelo S 1000 RR, fabricadas entre novembro de 2011 e abril de 2012 e da Honda CB 300R, ano/modelo 2012 devem procurar as empresas para substituir peças dos veículos. Quem comprou jet ski da Yamanha modelo VX 1800A, conhecido no mercado brasileiro como VXR também deve entrar em contato com a montadora japonesa para recall.

A Yamaha Motor da Amazônia Ltda está fazendo recall para substituir o bocal do hidrojato dos jet skis Waverunner. Segundo a empresa, “em virtude de uma deficiência da resistência do bocal do hidrojato aplicado no modelo VX 188-A (…), pode haver uma fissura durante o uso, resultando em quebra da referida peça com consequente perda de desempenho e de direção”. A empresa destacou que “dependendo das condições de condução no momento da ocorrência, haverá risco de colisão e/ou queda”.

A Moto Honda da Amazônia Ltda. vai substituir o cilindro mestre do freio dianteiro das motocicletas. O recall abrange 3.314 veículos, com numeração de chassis 9C2NC4310CR, compreendida entre os intervalos 024831 a 028145. Segundo a empresa, a substituição deve ser realizada, já que pode ocorrer “redução da pressão no circuito hidráulico, causando a perda súbita da capacidade de frenagem do freio dianteiro”. Em relação aos riscos à saúde e segurança, a Moto Honda destacou que “dependendo das condições de condução no momento da ocorrência, haverá risco de colisão e/ou queda”.

Já a BMW do Brasil Ltda.pretende trocar os parafusos de fixação da biela do motor de 101 motocicletas com numeração de chassis compreendida entre os intervalos Z029188 e Z033278. Segundo a empresa, pode ocorrer “falha no torqueamento do parafuso da biela que, com o motor em altas rotações, pode ocasionar seu desparafusamento e consequente bloqueio completo do motor da motocicleta”. Quanto aos riscos à saúde e segurança, destacou que podem ocorrer “quedas e danos físicos aos ocupantes”.

Os pedidos de recall pelas montadoras foram protocoladas no Ministério da Justiça e seguem a determinação do Código de Defesa do Consumidor que diz que o fornecedor tem a obrigação de reparar ou trocar o produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.

Mais informações com as empresas:Yamaha: pelo telefone 0800 774 3738

BMW: pelo número 0800 707 0578

Honda: por meio do telefone 0800 701 3432

Com informações do Ministério da Justiça