Entenda como vai funcionar o racionamento de água no Distrito Federal

Publicado em Consumidor
Crédito: Helio Montferre/Esp.CB/D.A Press
Crédito: Helio Montferre/Esp.CB/D.A Press

A partir de segunda-feira (16/1), 65% da população – 1,8 milhão de habitantes – vai ficar sem água por 24 horas a cada seis dias. Ao todo, serão 15 regiões administrativas afetadas pelo racionamento – todas elas abastecidas pelo rio Descoberto. As demais, como o Plano Piloto, lagos Norte e Sul, Itapoã e Varjão não participarão do rodízio porque são atendidas pelo sistema Santa Maria/Torto.

A expectativa da Caesb é uma economia de 10% a mais no consumo de água por conta do racionamento e, somando todas as medidas em vigor, a empresa espera 25% de redução de consumo. Não há prazo definido para o fim das restrições. O rodízio vai funcionar em um ciclo de seis dias, onde o morador fica 24 horas sem água. Em seguida, passa dois dias com o sistema instável e mais três dias com o serviço normalizado.

>> Confira um tira-dúvidas sobre como vai funcionar o primeiro racionamento de água do DF

Quem terá que racionar água no Distrito Federal?

Moradores das 15 regiões abastecidas pelo sistema Descoberto. São elas: Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Arniqueiras, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Guará, Samambaia, Recanto das Emas, Park Way, Gama, Areal e Santa Maria.

Por que terei que racionar água?

Desde novembro, a Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa) autorizou a Caesb a fazer um plano de racionamento caso o volume dos reservatórios ficassem abaixo de 20%. Nesta semana, a Barragem do Descoberto atingiu a marca de 18,69%. Para conter o rebaixamento, a Caesb colocou o plano em ação. A ideia é economizar 10% de água com a medida.

Como vai funcionar o racionamento. Serei avisado com antecedência?

A Caesb montou um calendário com as datas em que cada região ficará sem água. As primeiras regiões com corte de 24 horas do serviço serão: Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II – que ficarão sem água na segunda-feira (16/1). Em seguida, será a vez de Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria.

Por quanto tempo ficarei sem água?

O ciclo proposto pela Caesb dura seis dias. A interrupção dura 24h – das 8h às 8h. Em seguida ao religamento, o consumidor pode ficar com o serviço instável por até 48 horas. Depois, fica com água normal por 72 horas.

Continuo com a pressão das torneiras reduzidas das 7h às 19h?

Sim. A redução de pressão da água pelos canos não foi interrompida por causa do racionamento.

Continuo pagando tarifa extra para consumo acima de 10 mil litros mensais?

Sim. Todas as medidas de contenção de consumo continuam em vigor.

Por que as outras regiões não ficarão sem água?

O racionamento só é válido para as regiões abastecidas pelo Rio Descoberto – o que corresponde a 65% da população, 1,8 milhão de pessoas.

Quanto tempo vai durar o racionamento?

Ainda não há prazo para o fim da medida. Vai depender da recuperação do manacial do Descoberto de modo que ele se recomponha para garantir o abastecimento no próximo período de seca.

Como devo me preparar para o racionamento?

A Caesb indica encher reservatórios como caixas d’água.

Os serviços públicos funcionarão nas regiões sem água?

Sim. Hospitais, delegacias e escolas serão abastecidos por caminhões-pipa.