DF pode ficar desabastecido de gás por conta da paralisação dos caminhoneiros, alerta sindicato

Publicado em Consumidor

0D1A728C-785E-4E19-9EB4-AD7EDFA454DA

 

O Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de Gás LP do Distrito Federal (Sindivargas) emitiu nesta quarta-feira (23/5) um alerta de desabastecimento do combustível na capital do Brasil. A previsão é que o estoque nas revendedoras seja suficiente até sexta-feira (25/5).

 

De acordo com nota assinada pelo presidente da instituição, Sérgio Costa, o sindicato “comunga com as reivindicações dos caminhoneiros no protesto que desde segunda ocorre nas rodovias de todo país”, entretanto, com os bloqueios, as companhias estão  “sem possibilidades de logística em fornecer o gás de cozinha residencial e industrial devido à chegada dos caminhões nas bases das companhias”.

 

O sindicato alerta que o abastecimento de GLP no Centro Oeste está comprometido e, mesmo que os bloqueios terminem, o abastecimento “levará um tempo para normalizar”.

 

Segundo informações do sindicato, há carretas paradas em Luziânia (GO) sem poder entrar no DF. Com isso, as companhias não tem o gás para envasar. O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA)  também está bloqueado.

 

A nota pede ainda que a Petrobras trabalhe com uma política de preços mais transparente para que seja possível fazer o planejamento orçamentário do setor de combustíveis no país. “Atualmente as revendas de GLP não só do DF mas de todo o país estão trabalhando com serias dificuldades por conta dos progressivos reajustes dos últimos 8 meses”.

 

A greve dos caminhoneiros já dura três dias e atinge 17 estados brasileiros. A categoria protesta contra a disparada do preço do diesel por causa da política de preços da Petrobras em vigor desde julho.