Aeroporto de Brasília recebe querosene escoltado pela Polícia Rodoviária Federal

Publicado em Consumidor

O terminal recebeu 225 mil litros de querosene, entretanto, contingenciamento continua

 

09/03/2018. Credito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Impasse e atraso na privatizacao da area de expansao do Aeroporto Internacional de Brasilia JK.
Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia – DF.

 

Por Flávia Maia, Renato Alves e Breno Fortes

 

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek recebeu, por volta das 17h30 desta quarta-feira (23/5), carretas de querosene para suprir o terminal com combustível e evitar o colapso de cancelamentos e atrasos de voos. O combustível saiu de Betim (MG) e veio escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. São 45 mil litros de querosene em cada um dos cinco caminhões, totalizando 225 mil litros. No entanto, a situação continua de alerta porque o terminal gasta, em média, 20 caminhões por dia. Por isso, o contingenciamento de pousos está em vigor a fim de minimizar o impacto para os passageiros. Ontem o aeroporto recebeu quatro caminhões.

 

Por volta das 17h, a Inframerica, administradora do terminal, divulgou um comunicado informando que apenas as aeronaves que não precisassem abastecer no Distrito Federal poderiam pousar. A concessionária informou que o combustível para a aviação era insuficiente para a manutenção da operação regular do terminal, mesmo com a chegada das cinco carretas. Os aviões sem combustível suficiente estão sendo orientados a voltar ou a mudar a rota.

 

Desde o período da manhã, a concessionária havia avisado que só teria combustível estocado para as operações até o fim da tarde desta quarta-feira (23/5). A carga de querosene para abastecer as aeronaves está retida no Entorno do DF por conta do protesto dos caminhoneiros. O aeroporto de Brasília é o terceiro maior do país e o principal hub nacional.

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda aos passageiros, com voos marcados para os próximos dias, que consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos até que a situação se normalize