dores da alma

QUANDO A DOR VEM DA ALMA

Publicado em Sem categoria

Ótimo texto, com um importante alerta, para reflexão, enviado pela neuropediatra DÉBORA TESSIS.

QUANDO A DOR  VEM DA ALMA

Roberta França, médica geriatra.

Quando ainda era acadêmica ouvi de um professor algo que nunca esqueci “quando tudo doi a dor não é física”… Talvez eu não tenha dimensionado naquele instante a grandeza desse diálogo. Hoje geriatra, vivenciando diariamente a rotina dos meus pacientes, vejo o quanto esse olhar me abriu para compreender cada um que chega com dores por todo corpo; muitas vezes não sabendo nem por onde começar ou sequer explicar como acontece.

Ouço com atenção às queixas de dores de cabeça, no estômago, musculares, ósseas, palpitações, náuseas, coceiras… Depois faço apenas uma pergunta ” o que está realmente acontecendo com você? ” Após um minuto de hesitação e até espanto, a maioria cai num choro convulso e doloroso. Deixo o choro libertador acontecer e então no lugar das queixas álgicas ouço término de relações, perdas de pessoas queridas, problemas financeiros, medos, angústias e ansiedades… Novamente lembro – me da frase ” quando tudo doi a dor não é fisica”… Não é! A dor é na alma…

Tudo que nos faz mal e guardamos, por um mecanismo de defesa, vai sair de alguma forma… muitas vezes em forma de doença! É nosso corpo físico gritando pelo resgate da nossa alma… É nosso corpo nos confrontando com nosso eu… É nosso corpo nos mostrando o que não vai bem… É nosso corpo dizendo ” olhe pra você “.

As vezes é difícil compreender e até acreditar nisso. Normal! Estamos tão mentais, tão obcecados pela objetividade que só mesmo adoecendo, doendo, machucando é que paramos para valorizar nossas sensações e nos perceber… Ninguém gosta de sentir dor, ninguém quer adoecer, todo mundo teme se machucar…

Alertas!
Quantos alertas nosso corpo precisa nos enviar para olharmos pra ele, de verdade?
Sejamos mais atentos , gentis e cuidadosos com nosso corpo…
Sejamos mais atentos, generosos e amorosos com nossa alma…
Toda dor é real…
Toda dor é tratável. ..
Todo corpo deve ser templo…
Toda alma deve ser leve…

19 thoughts on “QUANDO A DOR VEM DA ALMA

  1. Ao defrontar-se com um problema, uma decisão deve ser tomada, surpreendente por ser tão simples, de ater-se ao problema, forjando com ele mesmo a solução. Quando alguém cai na água, seu problema é a água. O nadador, em vez de buscar algo fora, apóia-se para flutuar e sobreviver na própria água que ameaça aniquilá-lo. Não existe outro método senão este método natatório quando nosso problema é, nem mais nem menos, a realidade. (Ortega Y Gasset, Meditações do Quixote)

  2. Falar da dor…conversar…desabafar..já é um bom começo…quando não colocamos pra fora, a dor brota em algum lugar do nosso corpo de alguma forma…mas é preciso deixar a dor sair ….fale

  3. remetido via WhatsApp por Fátima: Quando a boca cala os órgãos falam. Quando a boca fala, os órgãos saram”. Este é o lema da Terapia Comunitária. Muito em sintonia com o texto.

  4. remetido via WhatsApp por Dias Gomes: Excelente matéria. Sei que muitas doenças físicas nascem de nossa “cabeça” da nossa alma, acho muito importante saber externalizar positivamente os sentimentos, bons e ruins, os bons acabam sendo potencializados e os ruins enfraquecidos, até mesmo anulados. Muitas pessoas guardam para só o que “entende” que foi ruim, um ataque recebido (digo interpretado pela mente como um ataque, mas as vezes foi um simples comentário). O fogo guardado pode causar uma explosão, é necessário apagar esse fogo!!!!

    1. Não fique só esperando, busque ajuda! Enquanto você não resolver essa dor, sua vida ficará prejudicada, como um elástico em que alguém fincou um prego. Ele estica, mas só do prego pra frente. O pedaço antes do prego perde a elasticidade.

  5. Me sinto dessa forma tem dias que prefiro morrer ao invés de ser um peso para os outros pior que nem sempre temos ouvintes para ouvir apenas um pouquinho do que recebemos falar

    1. Oi, Elisangela. Vou lhe sugerir procurar, neste blog, por DEPRESSÃO. Você vai encontrar textos esclarecedores. Depois de lê-los, comente, tá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*