Sérgio Moro
Sérgio Moro Marcelo Ferreira/CB/D.A Press Sérgio Moro

Vizinhos reclamam da segurança de Moro no Sudoeste

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Moradores do prédio onde o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vive em Brasília estão incomodados com o burburinho provocado pelos seguranças do ex-juiz da Lava-Jato. Moro escolheu o Sudoeste para morar, como o ex-ministro José Dirceu, que também chamou a atenção e incomodou vizinhos pela vigilância da PM na quadra.

Percepção de insegurança no DF cai

A sensação de insegurança vem caindo no DF e atingiu o menor patamar dos últimos cinco anos, segundo pesquisa realizada pela FSB para a Federação do Comércio do DF (Fecomércio/DF). Em junho de 2017, no momento mais crítico, 85,1% da população consideravam o DF inseguro ou muito inseguro. Agora, a pesquisa aponta que o percentual é de 53,2%, o mais baixo da série histórica que teve início em fevereiro de 2014.

Efeito reforma da Previdência

Mais de 200 policiais militares do DF pediram aposentadoria na semana passada. Até o fim do mês, o número pode chegar a 2,6 mil. Ninguém está querendo esperar para ver o desfecho da reforma da Previdência.

Crítica combatida

A deputada Erika Kokay (PT) telefonou para o governador Ibaneis Rocha (MDB) para reclamar do fim da conversão de licenças-prêmio em pecúnia. A conversa não foi boa.

Block

Quando o governador Ibaneis Rocha discute com alguém ou se irrita, a primeira medida é bloquear o número do interlocutor. Depois, a depender do embate, ele esquece e reabilita o contato.

Ironia

Por ironia, o deputado Robério Negreiros (PSD), investigado por fraude na lista de presença em sessões em que esteve fora do país, é o principal defensor do ponto eletrônico para controle de frequência dos servidores e também é o mentor da instalação de painel no plenário que registra a participação dos distritais nas votações.

Moeda de dois lados

A expectativa no setor produtivo é grande, mas neste ano a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão não promoverá um novo Refis. O programa de refinanciamento de dívidas não está previsto no orçamento. Por isso, a medida só deve ser encaminhada à Câmara Legislativa no próximo ano. Segundo o secretário André Clemente, o governo vai conceder descontos mais intensos para pagamento de impostos, mas também adotará uma política mais agressiva para cobrar as dívidas e evitar inadimplências.

60 anos

Ao completar 60 anos, o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) postou, nas redes sociais, fotos em família e uma mensagem: “Hoje completo 60 anos. 60 anos de bençãos, desafios, tristezas, alegrias, derrotas, vitórias, realizações”.

DF na ONU

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, vai participar da reunião do fórum político de alto nível sobre desenvolvimento sustentável que neste ano será realizado na sede da ONU, em Nova York. O tema desta edição será “Capacitar as pessoas e garantir a inclusão e a igualdade”. Ericka Filippelli foi convidada pelo UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais. A visita e a viagem não têm custo para o Governo do Distrito Federal.

Só papos

“Só quem tem a boca podre extrai dente no século 21. Alguma dúvida da falta de fio dental, escova e dentista? O que mais esperar dessa famiglia?”
Ator José de Abreu, sobre o presidente Jair Bolsonaro, que precisou arrancar um dente na última sexta-feira

“Coisa feia. Essa forma de debate é desrespeitosa e não contribui para a vida de ninguém. Os extremos são semelhantes. Uma pena o que virou a política brasileira, dois extremos sendo Dick Vigarista, se preocupando em atrapalhar, denegrir o outro, em vez de defender suas próprias ideias”
Valdir Oliveira, Superintendente regional do Sebrae-DF

Sobrou para o DF

Entre os R$ 173 milhões liberados pelo Ministério da Saúde em emendas parlamentares no dia da aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, há verba para o DF. Duas emendas somam R$ 8 milhões.

Mandou bem

A presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Lúcia Willadino Braga, recebeu honraria inédita na América Latina. A neurocientista foi premiada, na semana passada, com o Distinguished Career Award, durante o 89° Congresso da Sociedade Internacional de Neuropsicologia.

Mandou mal

O Brasil caminha para outra recessão. Os dados de maio dos três principais setores produtivos — indústria, comércio e serviços — mostram a paralisia da economia. Para especialistas, o fraco desempenho das atividades terá impacto no PIB do segundo trimestre de 2019, que pode ser negativo.

Enquanto isso…Na sala de Justiça

Uma decisão da atual gestão da OAB-DF causou reclamações de vários advogados. Neste ano, não rolou a famosa e tradicional festa junina organizada pela entidade. No ano passado, 1,8 mil pessoas participaram do São João, no Clube dos Advogados.

A pergunta que não quer calar…

O que o presidente Jair Bolsonaro quer dizer com nomear um ministro “terrivelmente evangélico” para o STF?