Gilvan Máximo | Crédito: Reprodução/Facebook

Vice-presidente do PRB de Goiás será secretário de Ciência e Tecnologia na gestão Ibaneis

Publicado em CB.Poder

ANA VIRIATO

JÉSSICA EUFRÁSIO

 

O fundador e vice-presidente do PRB em Goiás, Gilvan Máximo, 49 anos, comandará a Secretaria de Ciência e Tecnologia na gestão de Ibaneis Rocha (MDB). O vice-governador eleito Paco Britto (Avante) realizou, nesta quarta-feira (28/11), o anúncio no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Natural de Rubiataba (GO), o republicano atuou como secretário Extraordinário do Entorno do estado goiano durante o governo de Marconi Perillo (PSDB).

 

Em 2014, o empresário do setor de construção civil concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas, com 58.466 votos, não se elegeu. Gilvan detém o Ensino Médio Completo. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o PRB-DF apoiou Rogério Rosso (PSD) no primeiro turno da corrida pelo Palácio do Buriti e Ibaneis, no segundo.

 

Na última semana, o governador eleito anunciou, em São Paulo, a criação do programa Cidade Inteligente, no Distrito Federal. O pilar do projeto é a criação de uma rede integrada Wi-Fi gratuita em diversos pontos das cidades para a população acessar os serviços públicos pelo telefone celular em toda a capital. Um dos objetivos é formar um espaço viável para a instalação de startups e empresas de informática em Brasília, criando empregos e gerando renda. Integrantes da equipe de transição de Ibaneis dizem que o projeto também vai abranger a área da segurança pública, com a instalação de mais câmeras de vigilância e, ainda, a interligação das redes particulares.

 

Como secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan deve dar andamento à proposta. “Temos um plano de ação para o primeiro ano. Nosso objetivo é tornar Brasília a primeira cidade inteligente da América Latina. Temos Shenzhen, na China, como exemplo. Era uma pequena vila de pescadores e se tornou um dos maiores PIBs do mundo, porque teve coragem de inovar”, pontuou. Ele acrescentou que detém experiência na área: “Quando fui secretário, fizemos com que a Polícia de Goiás fosse a primeira do mundo a receber denúncias por WhatsApp, Instagram e Facebook. Com a ferramenta, reduzimos em 68% os números de homicídios no estado”, exemplificou.