5G em Brasília
5G em Brasília Renato Alves/Agência Brasília 5G em Brasília

Testes com internet 5G em Brasília começam em até 90 dias

Publicado em CB.Poder

Brasília será pioneira no desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil. O GDF assinou, nesta quarta-feira (26/6), convênio com a gigante da tecnologia Huawei para iniciar os testes da quinta geração de internet móvel na capital federal. Os chineses utilizarão um espaço no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) para a realização de testes utilizando o novo modelo de rede.

Além de prometer velocidades de 10 a 20 vezes maiores do que a tecnologia anterior, mais estabilidade e cobertura mais ampla, a nova tecnologia facilitará o compartilhamento da rede entre diversos aparelhos. Essa possibilidade torna mais concretos os conceitos de internet das coisas e de casas e cidades inteligentes, com diversos equipamentos conversando entre si.

Os testes da Huawei em Brasília terão início em até 90 dias, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo. “Faltam apenas resolver as questões burocráticas.” Em fase de estudos, o 5G para uso massificado, porém, deve começar a sair do papel apenas em 2020, com o leilão das faixas de frequência pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Máximo destaca que a chegada da nova tecnologia na capital, mesmo que em testes, fortalecerá o projeto de transformar Brasília em cidade inteligente e conectada. “O 5G facilitará tudo com mais conexão e internet mais rápida. Queremos que Brasília seja a primeira cidade totalmente inteligente do Brasil e da América Latina. Não dá mais para ir na contramão disso”, afirmou.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) reforçou o plano de que a implementação de tecnologias inteligentes na capital federal saiam do papel. “Ter uma cidade digital é oferecer mais segurança, porque você tem todos os dados informatizados, a possibilidade de biometria facial, acesso a todos os serviços nas mãos do cidadão pelo celular e também para os serviços públicos, oferecendo agilidade e maior qualidade”, disse. “Esse espaço de estudos para o 5G mostra que essa tecnologia está chegando e ela vem ao encontro daquilo que nós temos trabalhado para ter uma cidade digital”, completou.

A implementação do centro de estudos não terá custo para o governo, que cederá o local no BioTIC para a companhia chinesa. Presente na cerimônia de assinatura do convênio ontem, o vice-presidente da Huawei, Steven Shenjianfeng, agradeceu o apoio do GDF. “Fico muito contente por ver aqui um governo que dá atenção à tecnologia e pelo apoio e pela confiança para trazermos o 5G para Brasília”, destacou.

Startups

O GDF anunciou também que lançará um edital para apoiar startups com financiamento via BRB. A ideia é oferecer até R$ 100 mil para desenvolvimento de ideias de novas empresas. “Lançaremos o nosso Centro de Inovação e Desenvolvimento num programa em que as escolheremos startups para serem aceleradas dentro do Biotic. Esperamos logo encontrarmos unicórnios aqui, para quem não sabe unicórnios são startups que valem mais de R$ 1 milhão”, frisou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, destaca também o desejo de oferecer cursos profissionalizantes na área, em conjunto com o programa do BRB. “Se hoje a Amazon e a Google quiserem vir pra cá, não temos mão de obra qualificada e precisamos mudar isso”, explicou.