Sindicato pede afastamento de secretários da Mesa Diretora

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical) protocolará, na tarde desta quinta-feira (25/8), junto ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), um pedido de afastamento cautelar dos secretários da Mesa Diretora da Câmara Legislativa.

 
O ofício refere-se a José Wilson Porto, secretário-geral da presidência, ligado a Celina Leão;  Leila Barreto, secretária-executiva da 1ª Secretaria, ligada a Raimundo Ribeiro (PSDB); a Rusembergue Barbosa de Almeida, secretário-executivo da 2ª Secretaria, ligado a Júlio César (PRB); e a Alexandre Braga Cerqueira, da 3ª Secretaria, ligado ao Bispo Renato (PR).

 
O presidente do sindicato, Jezon Silvério, afirmou que, enquanto os secretários continuarem em áreas de atuação da CLDF, o efeito da decisão judicial que afastou os membros da diretoria da Casa permanecerá ineficaz. Segundo o representante da entidade, os parlamentares delegam as competências aos assessores. Dessa forma, ainda que indiretamente, desobedecem à ordem da Justiça e podem atrapalhar as investigações da Operação Drácon. “Os secretários têm poder político na Câmara. Além disso, comandam também questões financeiras e técnicas da cúpula”, declarou.