Eleições

Sem favoritos na corrida eleitoral no DF

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A campanha começa hoje (16/08) sem favoritos. Não há um candidato a ser abatido. Todos são adversários em potencial. A pesquisa do Instituto Opinião Política, que o Correio divulga hoje, esquenta e muito a campanha eleitoral.

 

O levantamento mostra que o resultado é imprevisível e o cenário bastante competitivo, numa largada em que há empate técnico entre os quatro primeiros colocados: o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 12,3% das intenções de votos; Eliana Pedrosa (Pros), com 12,1%; Rogério Rosso (PSD), com 8,5%, e Alberto Fraga (DEM), com 8,4%.

 

No segundo pelotão, surgem também embolados Alexandre Guerra (Novo), com 3,8%, e Júlio Miragaya (PT), 3,0%.

 

A briga pelo segundo turno promete ser dura e, com isso, mais agressiva. A aposta é que o vale tudo vai se intensificar. É que qualquer um pode levar o troféu.

Primeiro pelotão briga pelo segundo turno

No cenário atual, Rodrigo Rollemberg (PSB), Eliana Pedrosa (Pros), Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD) disputam as duas vagas no segundo turno das eleições.

 

São três candidatos de oposição e um da situação. A campanha vai definir o estilo de cada um. Mas é certo que Fraga vai bater muito no governo.

 

Rosso e Eliana devem adotar um discurso crítico, porém mais programático. Rollemberg, por sua vez, vai apresentar realizações.

 

Esses perfis vão se ajustar à medida em que a campanha avançar. Se o tom bélico de Fraga agradar o eleitor, Rosso e Eliana podem se tornar mais combativos. Uma coisa é certa: Rollemberg vai apanhar de todos por ser potencialmente o mais forte. E o jogo sujo das campanhas vai rolar nos bastidores, e em perfis fakes nas redes sociais.

 

Disputa pela medalha de novidade
Na briga pelo pódio de candidato mais dissociado da imagem de político, correm Ibaneis Rocha (MDB), Alexandre Guerra (NOVO), Fátima Sousa (PSol) e General Paulo Chagas (PRP).

 

Por enquanto, o concorrente do Partido Novo lidera, com 3,8% das intenções de votos. Não é um desempenho ruim para quem nunca disputou eleição.

 

Essa performance se deve a um intenso trabalho nas redes sociais, desde o ano passado.

 

Com 1,4% da preferência, Ibaneis começou a aparecer apenas há três semanas, depois que Jofran Frejat (PR) saiu da área.

Nem aí
O grande desafio dos candidatos ao Palácio do Buriti será fazer as pessoas saírem de casa para votar.

 

A pesquisa do Instituto Opinião Política aponta que 32,3% das pessoas não têm nenhum interesse nas urnas até o momento.

 

Outras 19% têm pouca vontade de se informar sobre os candidatos. Apenas 27,15% estão realmente de olho na disputa ao GDF.

 

Apoio inicial
Pouco conhecido, o candidato do PT Júlio Miragaya começa a campanha com 3% das intenções de votos. Carrega em parte a força do partido que lhe garante pelo menos uma base eleitoral mínima para entrar no páreo. Pode crescer com o discurso em favor de Lula.

 

Bolsonaro arrebentando
O deputado Jair Bolsonaro (PSL) pode ser o grande cabo eleitoral do DF. A pesquisa do Instituto Opinião Política indica que o militar reformado tem 27% das intenções de voto, na pesquisa estimulada, com ou sem Lula no páreo.

 

São votos consolidados que aparecem também no levantamento espontâneo. Bolsonaro tem 23% quando se pergunta, sem nenhuma sugestão, quem é o candidato preferido no DF para a Presidência da República.