Governador Rodrigo Rollemberg na luta pelas comissões - supersalários
Rollemberg Crédito: André Violatti Governador Rodrigo Rollemberg na luta pelas comissões - supersalários

Sem acordo nacional, Rollemberg pode ter dificuldade para fechar aliança com PDT

Publicado em CB.Poder

O acordo nacional firmado ontem entre PSB e PT, que impõe neutralidade dos socialistas no 1º turno, tem impacto direto na disputa pelo GDF. Pré-candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) trabalhou, por meses, para viabilizar o apoio da sigla ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). Como contrapartida, ganharia o suporte de pedetistas de Brasília na campanha e mais 20 segundos de propaganda gratuita na tevê e no rádio por bloco. O novo arranjo político, no entanto, deixa mais distante a aliança desejada pelo chefe do Palácio do Buriti para a capital. Sem o acerto com o comando nacional do PDT, ele terá dificuldades para driblar a resistência de integrantes do partido no DF, que deixaram a base aliada em outubro (leia Relação Estremecida).

 

Para ter validade, o acordo com os petistas precisa ser sacramentado na convenção do PSB nacional, agendada para o próximo domingo. Inicialmente, o PT deve agir para favorecer os socialistas em quatro estados. Um deles é Pernambuco, onde a sigla sacrificou a candidatura ao governo da vereadora Marília Arraes, em benefício da reeleição de Paulo Câmara (PSB). Em Minas Gerais, a exemplo de outras unidades da Federação, o acerto é inverso: Márcio Lacerda (PSB) desistirá da disputa para apoiar Fernando Pimentel (PT) na corrida por um novo mandato. O DF não estava na mesa de negociação.

 

Lutando para ampliar a base de apoio, Rollemberg lamentou a possível neutralidade. “O PSB terá papel secundário nesta eleição presidencial, ou melhor, não terá papel nenhum”, afirmou. Para o socialista, no entanto, a conjuntura não inviabiliza a aliança com pedetistas na capital. Ao Correio, o governador adiantou que manterá o palanque eleitoral a Ciro Gomes e que voltará a oferecer uma vaga do Senado à sigla. “Aguardamos uma decisão do PDT”, disse. A convenção pedetista está marcada para sábado.

 

Nos últimos dias, Rollemberg havia recebido sinalizações positivas de Ciro e Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. Em conversa com a reportagem, Lupi disse, na segunda-feira, que o socialista era “o melhor nome” para comandar a capital nos próximos quatro anos. Na terça-feira, o governador reuniu-se com dirigentes da legenda, em Brasília, e recebeu três exigências para a efetivação da coligação: o apoio nacional a Ciro, um espaço na chapa majoritária e a participação do partido na elaboração do plano de governo. Agora, resta ao PDT definir se, apesar do revés nacional, dará suporte aos candidatos a governos estaduais que, em meio à neutralidade, defenderem a candidatura do presidenciável pedetista.

 

Pré-candidato do PDT ao Buriti, o ex-distrital Peniel Pacheco afirmou que aguarda o posicionamento nacional da sigla para definir os rumos da campanha. “Como o PSB não deu a palavra final, aguardamos orientação do comando. Mas, caso seja confirmado no domingo, o acerto afasta uma eventual aliança e dá fôlego à nossa candidatura própria, que sempre foi o plano A”, pontuou.

 

Sem o PDT, Rollemberg fica estagnado em 48 segundos em cada bloco de 9 minutos de propaganda eleitoral, pois tem ao seu lado apenas PV e Rede. Com os pedetistas, o socialista chegaria a 1 minuto e oito segundos. A diferença não é expressiva. No entanto, na concepção do meio político, qualquer acréscimo de tempo de tevê e rádio vale ouro para o chefe do Buriti, que terá de se defender de críticas de cerca de 10 chapas de oposição, justificar atos da gestão e detalhar o programa de governo.

 

Caso deixe de fechar aliança com o socialista, o PDT tem quatro opções na capital: lançar candidatura própria; integrar a chapa capitaneada por Cristovam Buarque (PPS), que apoia o nome de Joe Valle (PDT); unir-se ao PT, que deve procurar o partido para o diálogo; ou se aproximar de Ibaneis Rocha (MDB), com quem manteve conversas.

 

Influência nacional

 

Além do PDT, outras siglas aguardam sinalizações do comando nacional para se certificarem do futuro eleitoral. O deputado federal Izalci Lucas (PSDB) anunciou, na terça-feira, que disputará o Senado na chapa encabeçada por Alberto Fraga (DEM). Mas os rumos da candidatura do tucano podem mudar. Pelo menos duas coligações recorrem à Executiva nacional do PSDB para atrair a legenda, que dispõe do terceiro maior tempo de propaganda eleitoral.

 

Presidente regional do PTB e vice na coalizão de Eliana Pedrosa (Pros), o ex-distrital Alírio Neto pretende viajar a São Paulo para, ao lado do presidente nacional petebista, Roberto Jefferson, tentar convencer Geraldo Alckmin (PSDB) a direcionar o apoio do tucanato à sua chapa. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, também pressiona Alckmin. Ele cobra o cumprimento do acordo nacional firmado pelos dois. Conforme o acerto, pessedistas o apoiariam na corrida pelo Palácio do Planalto em troca do suporte do PSDB a alguns candidatos a governos estaduais, como Rosso.

 

O comandante nacional do PP, Ciro Nogueira, deve bater o martelo sobre a coligação da qual o partido fará parte. Hoje, a sigla está ao lado de Ibaneis Rocha numa chapa com MDB e Avante. Mas integrantes da legenda também consideram compor com Alberto Fraga, deputado federal mais votado em 2014. O argumento é de que o democrata tem mais chances de vitória que o emedebista, uma vez que, numa campanha curta, ter o nome conhecido na capital torna-se uma grande vantagem. A terceira opção, considerada inviável por muitos, é unir os grupos. O assunto será discutido com Ciro hoje durante a convenção do PP.

 

>> Os trunfos dos partidos cortejados

 

A movimentação de três partidos, guiada pelos comandos nacionais, pode mudar os rumos de algumas chapas na capital. Entre o que as siglas tem a oferecer, estão nomes de fôlego para candidaturas majoritárias e proporcionais ou expressivo tempo de tevê.

 

PP

Tempo de propaganda eleitoral: 36 segundos

Candidato a majoritária: Anna Christina Kubitschek

Candidatos a deputados federais: Celina Leão e Olair Francisco

Data da Convenção: 5 de agosto

Caminhos possíveis: Permanecer na chapa encabeçada pelo advogado Ibaneis Rocha (MDB); migrar para a coalizão de Alberto Fraga (DEM); viabilizar a união entre os dois grupos políticos.

 

PDT

Tempo de propaganda eleitoral: 20 segundos

Candidatos a majoritária: Peniel Pacheco e Joe Valle

Candidato a deputado federal: Fábio Barcelos  

Data da Convenção: 4 de agosto

Caminhos possíveis: Manter a candidatura de Peniel Pacheco ao GDF; migrar para a chapa do PT; firmar união com a chapa capitaneada por Rogério Rosso (PSD) e Cristovam Buarque (PPS); participar da chapa de Ibaneis Rocha (MDB).

 

PSDB

Tempo de propaganda eleitoral: 53 segundos

Candidatos a majoritária: Izalci Lucas

Candidatos a deputados federais: Não há prioridade

Data da Convenção: 5 de agosto

Caminhos possíveis: Permanecer na chapa encabeçada pelo advogado Ibaneis Rocha (MDB); voltar para o grupo comandado por Rogério Rosso (PSD) e Cristovam Buarque (PPS); integrar a frente encabeçada por Eliana Pedrosa (Pros).

 

>> Calendário eleitoral

 

5 de agosto: Último dia das convenções partidárias, quando as siglas definem candidaturas

15 de agosto: Fim do prazo para partidos políticos e coligações registrarem candidaturas

16 de agosto: Início da propaganda eleitoral

31 de agosto: Início da propaganda eleitoral no rádio e na tevê

7 de outubro: Primeiro turno das eleições

28 de outubro: Segundo turno das eleições

 

>> Relação estremecida

 

A relação entre as regionais do PSB e do PDT começou a estremecer em dezembro de 2016. À época, o governador Rodrigo Rollemberg escolheu apoiar Agaciel Maia (PR) à presidência da Câmara Legislativa, em vez de Joe Valle (PDT). Por critérios de desempate, o pedetista venceu a disputa à contragosto do socialista. Meses depois, em setembro de 2017, o chefe do Palácio do Buriti exonerou dezenas de comissionados de Reginaldo Veras (PDT), após o distrital anunciar posição contrária à reforma da Previdência, aposta do Executivo local para tirar os caixas do DF do vermelho. A ação foi o estopim para a troca de farpas. Em outubro daquele ano, o PDT rompeu com a base e colocou à disposição do comandante do GDF os cargos preenchidos por indicações políticas. Os parlamentares da legenda passaram a fazer ferrenha oposição e, nos últimos tempos, pressionaram a Executiva Regional da sigla a buscar outras composições para o pleito de outubro.