Secretário de Justiça
Secretário de Justiça Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil Secretário de Justiça

Secretário de Justiça de Ibaneis será importante interlocutor entre Buriti e MPDFT

Publicado em CB.Poder
Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

O futuro secretário de Justiça do governo Ibaneis Rocha, Gustavo Rocha (foto), não é uma unanimidade entre promotores de Justiça, mas, com certeza, será um importante interlocutor do Palácio do Buriti com a próxima administração no Ministério Público do Distrito Federal. Atual ministro de Direitos Humanos e subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, ele recebeu elogios enfáticos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ontem durante a posse da promotora Fabiana Costa como procuradora-geral de Justiça do DF. “À frente de sua pasta, ele tem feito um trabalho institucional vigoroso. Tem construído políticas públicas muito importantes para tirar a Constituição brasileira do papel e torná-la uma realidade presente no cotidiano de cada um dos brasileiros”, disse Dodge. Foi um caso de convidado que virou um dos grandes homenageados. Além de integrar o primeiro escalão de Temer, Gustavo Rocha é membro, como representante da Câmara dos Deputados, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidido por Dodge.

 

Mais prestígio

Os elogios a Gustavo Rocha, braço direito do presidente Michel Temer na área jurídica, partiram também de Leonardo Bessa, que transmitiu ontem o cargo de chefe do Ministério Público do DF à promotora Fabiana Costa. “Quero registrar agradecimentos especiais ao ministro Gustavo Rocha, que sempre apoiou este MPDFT em todas as situações em que foi solicitado. Tomo a liberdade de afirmar, Dr. Gustavo, que o apoio de Vossa Excelência não deve ser reconhecido apenas por esta Casa, mas pelo Ministério Público brasileiro, pelo Judiciário e demais órgãos públicos que receberam de sua pessoa a compreensão para os problemas mais urgentes”, afirmou Bessa, que concluiu ontem, no dia de seu aniversário, o segundo mandato como procurador-geral de Justiça do DF, depois de uma recondução.

 

Prioridades

A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, deixou claro que prestigiará o trabalho da força-tarefa de combate à corrupção na saúde, coordenada pelo promotor de Justiça Luis Henrique Ishihara, e à Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec), que trata de crimes cibernéticos, sob a responsabilidade do promotor Frederico Meinberg.

 

Influente

Nos últimos dois anos e meio, Gustavo Rocha participou, na condição de assessor do presidente Michel Temer, de todas as indicações para tribunais. Foi um dos padrinhos da nomeação do desembargador Roberto Freitas Filho (foto), do quinto constitucional, indicado pela OAB/DF, para o Tribunal de Justiça do DF. O advogado foi nomeado por Temer em abril do ano passado.

Cota pessoal

A deputada eleita Flávia Arruda (PR) afirma que, embora o ministro dos Transportes do DF, Valter Casimiro, seja ligado ao PR, a escolha de seu nome para a secretaria de Transportes foi uma decisão pessoal do governador eleito Ibaneis Rocha.

 

Encontro de ex-primeiras-damas

A deputada eleita Flávia Arruda chegou ontem dos Estados Unidos, onde participou de uma agenda e tanto. Assistiu a um talk show com a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama, em New Jersey, como parte da turnê de lançamento da biografia da mulher do ex-presidente Barack Obama, intitulada Becoming. Ela fala sobre transformação por meio da educação e conta sua trajetória da infância até a experiência na Casa Branca. Flávia Arruda, que também foi primeira-dama no DF, conseguiu um encontro pessoal com a carismática agora escritora de best seller. “Eu disse que queria vê-la como presidente dos Estados Unidos”, conta a deputada mais votada do DF. A mulher do ex-governador José Roberto Arruda esteve também em compromissos na ONU.

 

Para agendar

A diplomação de Ibaneis Rocha como governador do DF será em 18 de dezembro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF).

 

DF em primeiro no ranking de desempenho nacional

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) participou ontem em São Paulo di Encontro Anual do Movimento Brasil Competitivo em parceria com a Revista Exame. O Distrito Federal ficou em primeiro lugar no Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), que avalia o desempenho dos estados em áreas como educação, saúde, segurança, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Empatados em segundo lugar, estão Santa Catarina e São Paulo. Rio Grande do Sul aparece em quarto e Paraná, em quinto. Os últimos no ranking são, em ordem: Piauí, Acre, Pará, Maranhão e Amapá.

 

Convite

De uma família de respeitados juristas, o advogado Leonardo Mundim Oliveira, filho do desembargador Getúlio Vargas Moraes Oliveira, ex-presidente do Tribunal de Justiça do DF, foi sondado para exercer um cargo no governo de Ibaneis Rocha. Hoje ele é conselheiro na administração de Juliano Costa Couto. Por enquanto, Mundim não topou. Preferiu manter a atividade na advocacia.