Anderson Torres, secretário de Segurança Pública se encontra com o Subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, Jorge Antônio de Oliveira Francisco
Anderson Torres, secretário de Segurança Pública se encontra com o Subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, Jorge Antônio de Oliveira Francisco Secretaria de Segurança Pública do DF/Divulgação Anderson Torres, secretário de Segurança Pública se encontra com o Subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, Jorge Antônio de Oliveira Francisco

Secretário de Segurança vai ao Planalto em busca de recomposição das forças policiais

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, esteve ontem no Palácio do Planalto para discutir questões técnicas e legislativas para a autorização do pagamento da paridade dos salários de policiais civis aos da Polícia Federal e a recomposição da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na reunião com o subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira Francisco, Torres pediu apoio junto ao deputado Filipe Barros (PSL/PR), relator dos PLNs que incluem a previsão do reajuste na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, para aprovação dos textos. O entendimento do GDF era de que não seria necessário incluir a previsão do reajuste na lei orçamentária da União, mas a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, pensa diferente. O governador Ibaneis Rocha e o secretário de Segurança, então, se adequaram a essa exigência. No caso da Polícia Civil, já há uma proposta, de pagamento em seis parcelas, até 2021. Para as demais forças, ainda não há um acordo. A recomposição está sob análise na Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão.

Paciência

Delegado da Polícia Federal, Anderson Torres pede paciência aos integrantes das forças de segurança. “É uma prioridade para nós. Pedimos calma, pois é um processo longo, mas tenho certeza de que será vitorioso”, garante. A concessão do reajuste depende de autorização federal, mas o mais importante é dinheiro no cofre. Como os reajustes saem do Fundo Constitucional do DF, a aprovação da medida fica vinculada à disposição do governo Ibaneis.

No orçamento da União

Muita gente estranhou que os reajustes da Polícia Civil, da PM e do Corpo de Bombeiros não tenha sido previsto na LDO de 2020 enviada à Câmara Legislativa. O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, explica que a despesa é incluída no orçamento da União.

Respeito à Presidência

Ao chamar o presidente Jair Bolsonaro pelo nome, o general Santos Cruz, demitido da Secretaria de Governo, sempre deixou uma impressão entre pessoas próximas de que ainda encarava o chefe do Executivo como um capitão, subordinado na hierarquia militar. Ontem, em conversa com jornalistas, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, fez questão de explicar que sempre chamou Bolsonaro de senhor por respeito ao cargo. “Trato de senhor porque quero dar o exemplo (de respeito) de uma instituição que, se não é a mais importante, está entre as três mais importantes”, explicou.

Esquentados

Na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), durante o governo de Michel Temer, o general Santos Cruz teve embates com o ex-diretor-geral da Polícia Civil Jorge Xavier e com o então deputado Laerte Bessa.

Homenagens

O presidente Jair Bolsonaro foi um dos escolhidos para receber medalha de honra do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Justificou a ausência, mas não participou da solenidade. Uma das autoridades prestigiadas foi a comandante-geral da Polícia Militar do DF, Sheyla Sampaio.

Hospital da Segurança provoca polêmica entre PMs

Entre policiais militares, a repercussão sobre a criação do Hospital da Segurança Pública repercutiu muito mal. Oficiais reclamam de ter de dividir a unidade com a Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros, que já possuem policlínicas. “Nosso hospital nunca foi concluído porque nunca houve apoio”, afirma um coronel. Outros usam tons bem menos educados ao se referirem à decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de entregar à Secretaria de Segurança Pública do DF a implantação da unidade construída no Setor Policial Sul para PMs. Mas o entendimento do governo é de que, com uma ação conjunta, será possível melhorar o atendimento do hospital, com disponibilização de todas as especialidades.

Só papos

“Essa facada foi muito estranha. Uma facada que não teve sangue, que os seguranças ao invés de protegerem o Bolsonaro protegeram o esfaqueador…”

Ex-presidente Lula, em entrevista da prisão

“Um presidente da República desonesto tinha que tomar uma prisão perpétua. Um presidente da República desonesto destrói o conceito do país. Isso é o cúmulo, ele ainda aventar a hipótese da facada ser mentira. E será que o câncer dele foi mentira?”

General Augusto Heleno, chefe do gabinete de Segurança Institucional