Eduardo Moreira
Eduardo Moreira Valério Ayres/CB/D.A Press Eduardo Moreira

Saiba quem é o homem criador do movimento #Somos70porcento

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Criador do movimento #Somos70porcento, o economista Eduardo Moreira tem conseguido um feito inédito nos tempos atuais: unir cidadãos com pensamentos e ideologias distintas num mesmo propósito, o de rejeição ao governo Bolsonaro, em defesa da democracia, da saúde, da cidadania e contra a violência.

O movimento cresceu nas redes sociais e representa a parcela da população que considera o governo regular, ruim ou péssimo. Aos 44 anos, Moreira tem uma história de vida interessante. Ex-executivo do Banco Pactual, do qual foi um dos donos, ele era um expoente do mercado financeiro. Uma doença, no entanto, revolucionou sua trajetória. No hospital, mudou a forma de ver o mundo.

A vontade de deixar um legado social aos filhos que tem com a atriz Juliana Baroni, fez com que desse uma guinada. Deixou o Pactual e passou a viver durante meses em acampamentos do MST, para conhecer a experiência e mudou a forma de encarar o desenvolvimento econômico, combatendo a desigualdade social.

Eduardo Moreira é, hoje, o guru na área econômica do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB). “Meu candidato a presidente!”, diz Rollemberg. Nesta semana, o #Somos70porcento, resposta à hashtag #Somos57Milhões referente aos votos de Bolsonaro, ganhou adeptos. “Na rede Instagram a hashtag #Somos70porcento tem 40 mil citações contra 2 mil da hashtag do governo… onde não tem robôs a goleada é de 10 x 1 para os anti-fascistas. Afinal de contas, maioria é maioria…”, escreveu Moreira.

Primeira mulher no BRDE

Leany Lemos deixou a Secretaria de Planejamento do governo do Rio Grande do Sul para assumir a Presidência do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). Trata-se de um banco criado conjuntamente pelos governo dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A ex-secretária, que atuou no governo Rollemberg, será a primeira mulher a assumir o comando do BRDE.

Só papos

“A gente amenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo”

Presidente Jair Bolsonaro

“É preciso união de todos que são contra esta filosofia dos mais fortes, deixando que os contaminados e os desarmados morram”

Ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF)

Siga o dinheiro

R$ 1 milhão

Valor da licitação para carros blindados do Ministério do Meio Ambiente, o mesmo que, segundo a ex-ministra Marina Silva, o governo Bolsonaro gastou, até 22 de abril, com a proteção para aldeias indígenas do novo coronavírus.