Rosso propõe criação da Agência do Empreendedor para promover o desenvolvimento econômico

Publicado em CB.Poder

Para estimular micro e pequenas empresas e o microempreendedor individual (MEI), o deputado federal licenciado e candidato ao Palácio do Buriti Rogério Rosso (PSD) propôs, nesta quarta-feira (05/08), a criação da Agência do Empreendedor. O projeto reuniria unidades do BRB, entidades de fomento ao setor produtivo, como o Sebrae, e órgãos do governo, a exemplo da secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia. O modelo baseia-se no conceito da Agência do Trabalhador.

 

Conforme a proposta inicial, no primeiro ano de um eventual governo, seriam instaladas 20 agências, distribuídas entre as maiores cidades do Distrito Federal. A ideia, de acordo com Rosso, é moldá-las segundo a vocação característica de cada cidade, como comércio, indústria e agronegócio. “É a descentralização do nosso governo, dando autonomia para as cidades. A pessoa não vai precisar se deslocar para locais distantes”, explicou o parlamentar licenciado.

 

Em paralelo, o candidato ao GDF pretende criar uma linha de financiamento intitulada DF Empreender, com taxas de juros menores que as usuais e processos menos morosos. “Já tem recurso no banco para isso, mas é pouco utilizado, devido à burocracia e a uma série de outras coisas”, adiantou. Para Rosso, as medidas impulsionarão o desenvolvimento econômico no DF. “Está claro para mim que o desemprego se agrava com o fechamento dos pequenos negócios, afetando a economia”.

 

O deputado federal firmou o compromisso em visita ao Gama, onde mora o candidato à vice-governadoria e pastor da Assembleia de Deus, Egmar Tavares (PRB). Estavam ao lado de Rosso, ainda, os postulantes ao Senado Cristovam Buarque (PPS) e Fernando Marques (Solidariedade) — os quatro almoçaram juntos no shopping da região. O parlamentar licenciado pretendia percorrer o comércio local à procura de votos, mas cancelou a agenda para gravar programas eleitorais.