Crédito: Sergio Alberto/Assessoria Rollemberg Crédito: Sergio Alberto/Assessoria Rollemberg Crédito: Sergio Alberto/Assessoria Rollemberg

Rollemberg promete fim do racionamento para produtores rurais

Publicado em CB.Poder

Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) almoçou, nesta quarta-feira (12/09), com produtores rurais no Rancho Paraná, em Brazlândia. Em uma roda de conversa, lideranças elencaram as prioridades do segmento, como regularização fundiária, infraestrutura, combate a novos assentamentos, suporte à venda dos produtos e o fim da restrição horária para captação — hoje, eles podem retirar água da bacia do Descoberto apenas por 6 horas ao dia.

 

Ao ouvir o detalhamento das demandas, o socialista assegurou que “este é o último ano de racionamento de água para os produtores rurais do Distrito Federal”. E emendou um discurso de combate ao desperdício de recursos hídricos. “Por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural, vamos garantir financiamento, sem juros, para que todos modernizem seus sistemas de irrigação”, disse. Se eleito, ele ainda pretende investir em canais de passagem de água. “Vamos tubular 18 km do Canal do Rodeador, em Brazlândia, e, com isso, reduzir a infiltração e a evaporação, garantindo que um volume maior de água chegue ao Descoberto”, emendou.

 

Outro projeto do candidato é implementar, na barragem do Descoberto, o programa Produtor de Água, no qual há remuneração aos produtores que prestam serviços ambientais. Em relação a medidas de impulsão à venda da produção, Rollemberg lembrou que, em 2014, à época da gestão passada, o governo comprava 600 mil da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar. De acordo com o socialista, o número subiu para R$ 13 milhões.

 

Acompanhado do postulante à Vice-Governadoria Eduardo Brandão (PV) e da candidata ao Senado Leila do Vôlei (PSB), o chefe do Executivo local também se comprometeu a avançar no combate a novos assentamentos — as ações ocorreriam com o apoio da União, que detém a titularidade das terras. “Se a gente não garantir a destinação rural das terras dessa região e uma agricultura com tecnologias modernas de uso eficiente de água, vamos perder nosso bem mais precioso”, frisou.

 

Para regularizar os terrenos ocupados, o chefe do Buriti afirmou que articulará com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outros órgãos da esfera federal. Sobre a segurança pública, afirmou que o GDF recebeu nova área para a construção de um Batalhão Rural, o qual será implementado em eventual nova gestão. Ao fim do encontro, ganhou um buquê de flores tropicais.

 

Pela manhã, Rollemberg havia participado de um café da manhã com apoiadores na Asa Sul. Na reunião, o socialista propôs a revitalização da W3 Sul. À noite, por volta de 21h, ele comparece a um encontro no Serpentina Zero Grau.