Abadia e Rollemberg - PSDB
Abadia e Rollemberg - PSDB Crédito: Divulgação. Abadia e Rollemberg - PSDB

Rollemberg cria secretaria para o PSDB e convida tucanos para indicar o vice na chapa à reeleição

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB) vai assumir um cargo no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB). Depois de conversas com o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, com o governador Geraldo Alckmin e com outros tucanos influentes, Rollemberg decidiu criar a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos. Abadia tomará posse na próxima semana. A pasta terá enfoque social. Vai cuidar de áreas carentes como Por do Sol, Sol Nascente, o Lixão da Estrutural e Buritizinho.

 

Dessa aproximação pode surgir uma dobradinha na chapa à reeleição de Rollemberg. Segundo o presidente regional do PSDB, Izalci Lucas, o governador já ofereceu o espaço de vice ao PSDB. Ele rejeita essa posição, mas pode ser atropelado pelos interesses de correligionários.

 

O governador já vinha conversando com Abadia e outros integrantes do PSDB de Brasília, como o ex-presidente regional Márcio Machado e o suplente de deputado distrital Virgílio Neto. Esse é um primeiro passo para uma aliança com vistas às eleições de 2018. Como a coluna Eixo Capital informa hoje com exclusividade, Rollemberg esteve ontem (24/10) no Congresso para uma conversa reservada com Jereissati. Os dois discutiram uma aproximação que passa também, possivelmente, por um acordo nacional entre PSB e PSDB.

 

Rollemberg chegou no Congresso sem o aparato de chefe do Executivo e os dois conversaram longamente no cafezinho do Senado. Sozinhos. Os tucanos de Brasília estão divididos entre a candidatura própria ao GDF, de Izalci Lucas, ou uma aliança que resulte em apoio a outro concorrente.

 

Adversária interna de Izalci, a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia tem sido apontada como uma possível vice na chapa à reeleição de Rollemberg. Nesta manhã, o presidente do PSDB/DF, Izalci Lucas, informou ao Correio que Rollemberg ofereceu ao partido uma secretaria e o cargo de vice na chapa à reeleição.

 

Izalci conta que foi informado do encontro de Rollemberg e Tasso Jereissati na véspera. “O Tasso me disse que o governador tinha uma boa notícia para o partido. Eu avisei que a única boa notícia que ele poderia dar é desistir da reeleição”, afirma Izalci.