Rollemberg anuncia novas contratações
Rollemberg anuncia novas contratações Crédito: Tony Winston/ Agência Brasília Rollemberg anuncia novas contratações

Rollemberg anuncia contratação de 1.183 servidores concursados

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

Após quase três anos de proibição de novas nomeações, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Palácio do Buriti anunciou, nesta terça-feira (17/10), a contratação de 1.183 concursados nas Secretarias de Saúde (836) e Cultura (41), na Fundação Hemocentro (79), no Metrô (188) e no Instituto de Defesa do Consumidor – Procon (39). Aprovados em processos seletivos antigos, mas ainda em vigor, tomarão posse para suprir carências de mão de obra no Executivo.

O impacto das novas nomeações nos caixas do GDF, em 2017, é de R$ 23.148.823,69. No ano seguinte, a cifra sobe para R$ 144.034.612. As contratações da Saúde, Cultura, Procon e Hemocentro acontecerão até o fim do ano. No Metrô, as posses serão ramificadas em três etapas: um terço em outubro; outra parte em fevereiro de 2018 e a última, em maio.

Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, as nomeações devem-se, em parte, à reforma da Previdência, que proporcionou maior folga nos caixas do Distrito Federal. “Gostaria de agradecer a todos que colocaram os interesses de Brasília, acima dos partidários. Com isso, ganhou toda a cidade. Além de garantir os pagamentos em dia de fornecedores, servidores e terceirizados, conseguimos gerar a melhoria dos serviços públicos fornecidos à população”, pontuou.

O Executivo local ainda autorizou que 561 servidores da saúde dupliquem a jornada de trabalho. Dessa forma, esses funcionários passarão a exercer a função por 40 horas, em vez de 20. “O impacto dessa autorização, somada às 915 novas contratações, é equivalente a posse de 1476 novas pessoas na saúde”. Além disso, o governo colocará mais seis ambulâncias avançadas nas ruas. Os veículos são usados na transferência de pacientes de uma unidade para outra e no atendimento de casos graves.

Participaram do evento, além do governador Rodrigo Rollemberg, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca; o presidente do Metrô, Marcelo Dourado; a diretora-presidente da Fundação Hemocentro, Miriam Daisy; a diretora-geral do Procon, Ivone Oliveira; o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcelo Alves; e os distritais Agaciel Maia (PR), Luzia de Paula (PSB) e Israel Batista (PV).

Veja a lista de novas contratações na Saúde:

118 médicos da família

153 clínicos gerais

137 enfermeiros

10 médicos do trabalho

14 psicólogos

12 biomédicos

15 assistentes sociais

2 fisioterapeutas

6 terapeutas ocupacionais

39 técnicos em saúde bucal

39 dentistas

11 técnicos administrativos

3 médicos patologistas

8 técnicos em patologia clínica

269 técnicos em enfermagem