fakerelato

Relatório francês sobre fake news é analisado em Brasília

Publicado em CB.Poder, Eleições

O relatório Manipulação da informação: um desafio para as nossas democracias, produzido por órgãos vinculados ao governo francês, será lançado amanhã (31) em Brasília. O Conselho Federal de Administração, em parceria com a Embaixada da França, promove um debate sobre fake news de 10h às 12h. Entre os convidados, estão Dominique Cardon (professor da Universidade de Paris) e Patrick Le Bihan (PhD em ciência política na Universidade de Nova York). O evento será transmitido, em tempo real, pelo site da autarquia: www.cfa.org.br.

O documento, tema de reportagem do Correio há uma semana, cita as eleições brasileiras como exemplo de ataques de mercenários contratados por partidos para atingir a democracia, a partir de fake news. O país, assim como outros da região, incluindo México e Colômbia, torna-se vulnerável, segundo o estudo, pelo uso maciço de redes sociais, incluindo Facebook e WhatsApp — “que permitem que comunidades circulem viralmente informações não verificadas entre conhecidos e pessoas de confiança —, pelo uso intensivo de robôs, pela crise econômica e pela forte polarização política.
Os estudos para a produção do relatório começaram ainda em setembro de 2017, a partir de um grupo interministerial francês, na tentativa de criar uma força-tarefa para combater a manipulação das informações nas redes. A partir daí foram estudadas causas e consequências das fake news, com o cruzamento de trabalhos acadêmicos de relações internacionais, guerra, inteligência, comunicação, sociologia e psicologia social. Entre as soluções apresentadas no documento, estão a regulação com base em episódios ocorridos em outros países, canais de denúncia governamentais e antecipação de autoridades policiais contra a ação de grupos de ataques coordenados. Ao todo, foram feitas 100 entrevistas com autoridades, agentes de inteligência, parlamentares, acadêmicos e jornalistas para tentar avaliar as ameaças existentes.