CPI O deputado José Gomes (PSB)
CPI O deputado José Gomes (PSB) Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press CPI

PSB sob risco de ficar sem representante na CLDF

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

PSB pode perder um deputado… A possível confirmação da cassação do mandato do deputado José Gomes pode deixar o PSB, partido pelo qual o empresário se elegeu, com um distrital a menos. Se o TSE entender que houve abuso de poder econômico, todos os votos de Gomes podem ser anulados. Neste caso, a suplente Luzia de Paula não assume. Quem se beneficia é a deputada Telma Rufino (Pros), que deixa de ser suplente e conquista um mandato definitivamente. No TRE, a decisão contra José Gomes foi unânime.

… ou dois

Se isso acontecer, há um risco de o PSB ficar sem nenhum representante na Câmara Legislativa. O outro distrital que se elegeu pela legenda é aliado do governador Ibaneis Rocha e, a depender das conveniências políticas, pode mudar de partido.

Em busca de inspiração

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) vai ao Rio nesta semana para buscar inspiração para seu mandato. Vai à Câmara de Vereadores por onde passou a correligionária Marielle Franco e à Assembleia Legislativa, seguindo os passos do hoje deputado federal Marcelo Freixo (PSol/RJ). Se der tempo, pretende também se encontrar com o humorista Gregorio Duvivier, fundador do Porta dos Fundos e crítico do governo Bolsonaro.

Mandato menos radical

O deputado Rodrigo Delmasso (PRB) sonha com os dois anos finais da atual legislatura. Ele tem um acordo para ser o presidente da Câmara Legislativa no biênio 2021/2022. Para ampliar o grupo de aliados, Delmasso tem tentado fugir da pauta conservadora, focando em temas relacionados à Reforma Tributária. Mas é difícil para Delmasso fugir de suas origens e de seu eleitorado.

Investigação contra o luxo na mesa do STF

Os senadores José Antonio Reguffe (Sem partido/DF) e Jorge Kajuru (PSB/GO) enviaram ao TCU um requerimento com pedido de investigação sobre as despesas do STF com alimentos como frutos do amor e vinhos importados. O Supremo gastou R$ 1,13 milhão ao encher o carrinho de compras. “Isso é um escárnio com o contribuinte. É surreal que o STF tenha gastado R$ 1,13 milhão para comprar lagosta, camarão e vinhos importados”, critica Reguffe.

Mandou bem

A equipe do Hospital da Criança vai entrar para a a história pelo trabalho de separação das gêmeas siamesas Mel e Lis, que estavam grudadas pela cabeça e agora estão unidas apenas pelo coração.

Mandou mal

Um estudante disparou e matou com dois tiros um professor na sala de aula em Valparaíso (GO), depois de ser repreendido e ter brigado com outra docente por mau comportamento.

Tiro ao alvo

Qual é a diversão de um ex-deputado, coronel reformado da PM e ex-líder da bancada da bala? Atirar… Ele usa um revólver Taurus 500 para treinar a pontaria.

Discurso de Ibaneis: “Devo, não nego. Pago quando puder”

Os planos dos servidores do GDF de receberem reajuste com a mudança de governo estão frustrados. A mensagem da paridade da Polícia Civil com a Federal e os aumentos da PM e do Corpo de Bombeiros estão parados. Mas a diferença entre Ibaneis Rocha e Rodrigo Rollemberg é a postura. O atual governador tem um discurso de “devo, não nego. Pago quando puder”. Os servidores acreditam na intenção de cumprir suas promessas. Na gestão Rollemberg, a avaliação era oposta. Havia um senso comum de que ele tinha dinheiro, mas não queria pagar.

Críticas decoradas

Na avaliação de aliados mais próximos de Rollemberg, o ex-governador sofreu com os embates com servidores porque não soube vender esperanças. Foram tantas manifestações que Rollemberg até decorou os jingles e as paródias dos sindicatos.

Sob nova direção

Daniel Cunha é o novo presidente do PSB/DF. Vai comandar a legenda de Rodrigo Rollemberg. O ex-governador é o secretário-geral do partido. “Neste momento em que os partidos perderam a linha de diálogo com os eleitores, precisamos pensar novas maneiras de trazer a população para o debate político”, afirma. O mandato vai até 2020.

Reeleita

Num momento de disputas por comandos de partidos, como tem ocorrido no MDB, o PTB realiza convenção distrital com chapa única para recondução da deputada distrital Jaqueline Silva ao mandato de presidente do partido por quatro anos. O congresso acontecerá no próximo dia 8, às 19h, no auditório da Câmara Legislativa, com as presenças do governador Ibaneis Rocha e do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

Só papos

“Um juiz que prendeu o Lula hoje é ministro da Justiça. É um juiz que fala fino com a milícia, fala fino com os Estados Unidos e fala fino com todo mundo porque ele fala fino e ponto. (…) É um sujeito realmente fraco, frágil, é um covarde, é um m…, um b…”

Humorista Gregorio Duvivier, na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente Lula está preso

“Esse vídeo é uma esculhambação. Esse sujeito desclassificado, Gregorio Duvivier, refere-se ao ministro Sergio Moro da forma mais abjeta e merece repúdio. De quebra, ataca nosso presidente Jair Bolsonaro e acho que um ou dois processos lhe cairiam muito bem”

Deputada Bia Kicis (PSL/DF), pelo Twitter