Ibaneis
Ibaneis Agatha Gonzaga/CB/D.A.Press Ibaneis

Privatização da CEB é irreversível, diz Ibaneis

Publicado em GDF, Notícias

Uma das prioridades do GDF, o processo de privatização da Companhia Energética de Brasília (CEB) é irreversível, assegurou o governador Ibaneis Rocha (MDB). O emedebista se reuniu com os distritais petistas Chico Vigilante e Arlete Sampaio, que são contra a iniciativa, e afirmou que não há outra possibilidade.

“Eu estudei profundamente o caso da empresa e a situação financeira é gravíssima. São débitos de mais de R$ 2 bilhões que o governo não tem como cobrir, acrescido da necessidade de investimentos para que o serviço seja melhorado”, disse o governador à Agência Brasília.

Ibaneis argumentou que houve muita irresponsabilidade de governos anteriores para que a empresa entrasse em dificuldades, citando privilégios e vantagens a servidores.

“A privatização é o único caminho e será feita. Já estamos com estudos adiantados e, nas próximas semanas, o mercado terá novas informações sobre o processo em curso”, disse o governador.

O governador destacou que o caso da CEB é diferente de outras empresas públicas, como o Banco de Brasília (BRB), em que foi possível buscar alternativas para a privatização.

Ele também citou a Caesb, que estava na lista para negociações com a iniciativa privada, mas fechou 2019 com lucro de R$ 110 milhões.

“No caso da CEB não temos essa possibilidade. A empresa só vai poder ser eficiente, como a população do Distrito Federal merece, se for privatizada. E é o que será feito.”