Alírio Neto
Alírio Neto Crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press Alírio Neto

Pré-candidato ao Buriti, Alírio Neto é condenado por improbidade administrativa

Publicado em CB.Poder

Luiz Calcagno e Jacqueline Saraiva

 

Ex-distrital e pré-candidato ao Palácio do Buriti, Alírio Neto (PTB) foi condenado, nesta terça-feira (17/04), por improbidade administrativa pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O processo refere-se a atos irregulares praticados durante o período em que ele ocupava o cargo de presidente da Câmara Legislativa, em 2007. De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o ex-parlamentar descumpriu o limite mínimo, estabelecido por lei, para o preenchimento de cargos em comissão por servidores concursados.

 

Conforme a decisão judicial, Alírio terá de pagar multa equivalente a seis vezes o salário que recebia à época. Apesar da condenação, o ex-parlamentar não sofreu nenhuma pena restritiva de direitos e continua livre para se candidatar.

 

Ao CB.Poder, Alírio Neto destacou que havia ganho o processo em 1ª e 2ª instâncias, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e pretende recorrer novamente. “Não é possível que um juiz e, depois, uma turma errarem na sequência”, argumentou.

 

O pré-candidato ao Executivo local disse, ainda, ter agido com “segurança” e ressaltou que “não houve danos ao erário”. “Ninguém está sendo processado por corrupção. Não há contestação quanto a lisura, mas, sim quanto a forma legal. São discussões de processo administrativo de teor burocrático”, defendeu-se.