Por decisão do TSE, Jaqueline Silva, do PTB, assumirá vaga de Telma Rufino (Pros)

Publicado em CB.Poder

Em uma reviravolta que surpreendeu o meio político, o Tribunal Superior Eleitoral tomou uma decisão que poderá mudar a configuração da futura Câmara Legislativa. A Corte acatou recurso da candidata a distrital do PTB Jaqueline Silva e, com isso, ela deve ficar na vaga da deputada distrital Telma Rufino, do Pros, que havia sido reeleita.

 

O TSE retomou o julgamento do caso na manhã desta terça-feira. O debate havia sido interrompido por um pedido de vista na semana passada e já havia maioria formada para a rejeição do recurso de Jaqueline. Mas houve mudança de votos e, com isso, Jaqueline pode ser diplomada ainda na noite de hoje. Para isso, falta o TSE concluir o julgamento de outros recursos do PTB. Jaqueline precisa dos votos do partido para alcançar o quociente eleitoral e, assim, ser considerada eleita.

 

No recurso, Jaqueline Silva contestou uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) que indeferiu seu pedido de registro de candidatura. Os desembargadores do TRE entenderam que a candidata do PTB não comprovou filiação partidária no prazo mínimo de seis meses antes das eleições.

 

Segundo o partido, houve problema no sistema do TSE e, por isso, os registros de filiação não teriam sido recebidos. Além disso, a sigla alega que há, no sistema interno do TRE, lançamentos com pedidos de filiação desses candidatos.