Policiais civis e militares
Policiais civis e militares Crédito: Andre Violatti/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília Policiais civis e militares

Policiais e bombeiros militares querem unificar movimento salarial com policiais civis para pressionar Rollemberg

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

As Associações de Policiais e Bombeiros Militares decidiram hoje (07/06) declarar apoio às reivindicações salariais da Polícia Civil do DF. Em nota, entidades que representam praças e oficiais se colocam como solidários à campanha de policiais civis. “A bem da verdade informamos para a sociedade do Distrito Federal que jamais fomos contra a paridade requerida pelos policiais civis do DF com a Polícia Federal. Pelo contrário, somos favoráveis e achamos uma pretensão mais que justa, justíssima”, afirmam os dirigentes das entidades.

Pelo menos duas associações da PM, a de oficiais e a de praças, são presididas por adversários do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Ex-chefe da Casa Militar do governo Agnelo Queiroz, o coronel da reserva Rogério Leão e o ex-deputado distrital João de Deus, críticos da atual gestão, lideram o movimento. A estratégia é unificar as campanhas de reivindicação das forças de segurança para tentar fortalecer as reivindicações. “Chega de enfrentamentos. Juntos somos mais fortes”, acredita Leão.

O governo alega que não tem dinheiro para honrar a paridade requerida pela Polícia Civil com os salários da Polícia Federal, que representaria um aumento de 37% nos contracheques.

Uma das barreiras, apontada pela equipe de Rollemberg, seria a isonomia de tratamento com policiais e bombeiros militares. O discurso do governador é de que se uma categoria for contemplada, as outras também devem ser. Mas os representantes de associações de PMs e Bombeiros acreditam que estão sendo usados como desculpa na negociação com policiais civis. O Executivo não pretende autorizar reajustes para nenhuma categoria de servidores. Nem mesmo os aumentos autorizados no governo Agnelo e suspensos na atual gestão para 32 categorias.

O movimento de policiais e bombeiros militares é político e conta com a simpatia de integrantes de sindicatos de policiais civis. Nessa aproximação, o presidente do Sindicato de Delegados da Polícia Civil, Rafael Sampaio, tem um almoço marcado para amanhã (08/06) com integrantes da Associação dos Oficiais da Reserva da PM.