PMs agridem cidadãos na Asa Norte
PMs agridem cidadãos na Asa Norte reprodução PMs agridem cidadãos na Asa Norte

PMs agridem cidadãos que reclamavam de ação policial na Asa Norte

Publicado em CB.Poder

GABRIELA VINHAL

Com o conflito entre manifestantes e policiais militares no protesto de terça-feira (13/12), na Esplanada dos Ministérios, populares se dispersaram pelo Plano Piloto. Durante uma perseguição, a Tropa de Choque da Polícia Militar foi até a 303 Norte em busca de supostos vândalos. No entanto, quem sofreu com a ação dos PMS foram os clientes de um café da quadra.

 

Um vídeo do ato foi publicado no Facebook e repercutiu entre os internautas. As imagens mostram policiais soltando spray de pimenta contra as pessoas que estavam sentadas no local, e que criticaram a violência dos militares contra os manifestantes. Em nota, a Polícia Militar afirmou que “serão apuradas as reais circunstâncias do fato”.

 

Esta não é a primeira vez que PMs fazem o uso arbitrário do gás. Em 2013, o capitão do BPChoque Bruno Rocha justificou, em um vídeo feito por manifestantes por que havia lançado gás sobre os manifestantes. “Porque quis”, respondeu na ocasião.
Em nota, o Ministério Público do DF e Territórios esclareceu que pediu o arquivamento do inquérito policial militar instaurado contra o capitão Bruno da Rocha, pois ficou comprado que o vídeo divulgado nas redes sociais tinha sido editado e não tinha sido ele que jogou spray de pimenta nos manifestantes.