Jorge Oliveira
Jorge Oliveira Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press Jorge Oliveira

PMDF pode ser representada no STF

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Um policial militar pode chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, é um dos cotados para a vaga que será aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello. Mas a concorrência é guerra de gigantes. Para começar, precisa derrubar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o advogado-geral da União, André Mendonça.

A fila anda

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) pode perder o cargo de ministro da Educação, ao qual sempre está cotado quando se fala em mudanças na pasta, para o atual ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Queimado na função na Presidência da República, o deputado gaúcho é cotado para suceder Abraham Weintraub.

Palácio da Justiça Juscelino Kubitschek?

Em meio ao debate sobre homenagear a vereadora do Rio Marielle Franco com uma praça, o pleno do Tribunal de Justiça do DF discutiu ontem nomes para os prédios do Judiciário local. Surgiu, assim, a ideia, que partiu do desembargador Diaulas Ribeiro, de trocar o nome do Palácio de Justiça Rui Barbosa para Juscelino Kubitschek. Ele ressaltou que, apesar dos méritos do jurista, o Tribunal de Contas da União já leva o seu nome e JK nunca batizou nenhuma edificação pública na capital que fundou. O tema não foi deliberado. Mas a proposta ficou no ar.

Servidores também serão homenageados

Por iniciativa dos desembargadores Getúlio Moraes e Sebastião, servidores também poderão ser homenageados com seus nomes em prédios do Tribunal de Justiça do DF. Muitos funcionários têm história de comprometimento com o serviço público.

Condenados ex-gestores da Cruz Vermelha

O ex-presidente da Cruz Vermelha do Rio Luiz Alberto Lemos Sampaio e o ex-gestor da instituição em Petropólis Richard Strauss Cordeiro Júnior foram condenados por atuarem ilegalmente para favorecer a filial de Petrópolis em licitação da Secretaria de Saúde para gestão de UPAs de São Sebastião e do Recanto das Emas.

Os dois foram alvo da Operação Genebra, coordenada pelo promotor Luís Henrique Ishihara, então na 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), com apoio operacional da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ) e da Polícia Civil, em 2017.

Luiz Alberto foi condenado a três anos, sete meses e dezesseis dias de reclusão, em regime inicialmente semiaberto. A pena para Richard foi de quatro anos, um mês e 23 dias de reclusão, em regime semiaberto. Ambos foram condenados pelo crime de peculato e deverão ressarcir R$ 3.431.098,00 (atualizados) aos cofres públicos.Sem suspeitas

Sem suspeitas

Pelas redes sociais, o GDF tem divulgado que não há casos suspeitos de coronavírus no DF. A boataria provocou a campanha.

Distrital aponta irregularidades em licitação

A deputada distrital Júlia Lucy (Novo) protocolou uma representação no Ministério Público do DF em que sustenta indícios de irregularidades na licitação para a compra de uniformes escolares pela Secretaria de Educação. A distrital aponta, por exemplo, que houve um aumento de R$ 24 milhões na compra de bermudas, shorts, camisetas, calças e casacos entre os três últimos editais do órgão.

Cuidados fundamentais contra coronavírus

Todo cuidado é fundamental para evitar uma epidemia de coronavírus no DF e, claro, no país. O Ministério Público está atento e, ontem, o promotor de Justiça Clayton Germano foi buscar informações sobre os rumores de que havia um caso suspeito no Hran. O diretor-geral da unidade, Leonardo Sousa, contou que um homem manteve contato com uma delegação chinesa e teve atendimento especial para avaliar se havia contraído a infecção. Mas não se confirmou. Ainda bem. Importante saber que as redes pública e particular estão preparadas para identificar e tratar casos de coronavírus, um mal ainda desconhecido.

Só papos

“Eu sei o que fizemos na sua casa, na Barra da Tijuca. Vou lhe desmascarar. Assuma seu cargo de apoiadora de fascista se tiver coragem e aguente as consequências”

Ator José de Abreu, sobre o sim da atriz Regina Duarte ao convite para assumir a Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro

“Sei que você irá exercer a sua função com total comprometimento. Fico na torcida para que aqueles que criticam apenas para fomentar a oposição saibam avaliar os atos e não as bandeiras”

Ator Márcio Garcia, em defesa da atriz Regina Duarte