PM comunas
PM comunas Credito: Instagram/Reprodução. PM comuna

PM que queria “brincar com os comunas” pode ser punido até com expulsão

Publicado em CB.Poder
ANA MARIA CAMPOS

O policial militar que postou nesta manhã (15/05) uma mensagem no Instagram, dentro de um ônibus, dizendo que estava indo “brincar com os comunas” durante manifestação na Esplanada dos Ministérios contra os cortes no orçamento da educação pode ser punido por infração disciplinar com sanções que vão de advertência, impedimento, repreensão, detenção disciplinar, licenciamento e até exclusão dos quadros da Polícia Militar a bem da disciplina.  As penalidades estão previstas no artigo 24 do Regulamento Disciplinar do Exército.

 

Os promotores de Justiça Flávio Augusto Milhomem e Nísio Edmundo Tostes, da Auditoria Militar, enviaram ofício à Corregedoria da PM requisitando a apuração da transgressão disciplinar praticada pelo policial Rodrigo Jardim. O documento foi enviado ao Coronel William Delano Marques de Araújo, corregedor-geral da PM.

 

Segundo os promotores, a conduta pode ser enquadrada nos itens 59 (discutir ou provocar discussão, por qualquer veículo de comunicação, sobre assuntos políticos ou militares, exceto devidamente autorizados) e 113 (Induzir ou concorrer intencionalmente para que outrem incida em transgressão disciplinar) do anexo I do Regulamento Disciplinar do Exército, aplicado no âmbito da Polícia Militar”.

 

Para o Ministério Público, houve um discurso de ódio. “A manifestação do militar nas redes sociais representa inequívoco discurso do ódio, já que incita a violência (utilização de emoticons que fazem alusão a tiro, bomba e pauladas-cassetete) contra os indivíduos identificados como ‘comunas’; no caso, estudantes e professores que integravam a referida manifestação pública”.

 

A PM informou que já abriu investigação. O Ministério Público vai acompanhar a apuração.