Pibinho do DF

Publicado em Sem categoria

DA COLUNA EIXO CAPITAL

A atividade econômica no DF caiu 0,6% no segundo trimestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento Econômico do DF (Idecon-DF) que será divulgada hoje (11) pela Codeplan.

Apesar do desaquecimento da economia, os números estão sendo avaliados como um suspiro pela equipe do governo Rollemberg porque mostram uma queda menor do que a média do país.

Entre abril e junho, o PIB nacional, calculado pelo IBGE, teve uma retração de 2,6%. “Poderia ser pior no DF. Outros estados estão sofrendo mais”, avalia a secretária de Planejamento, Leany Lemos. Essa é a segunda queda no ano e em toda série histórica desde que o estudo começou a ser realizado, em 2012.

Mas foi menor do que a dos primeiros meses do ano, quando a economia recuou em 1,7%.

Seca castiga

Enquanto a agropecuária foi o único setor da economia nacional a crescer no segundo trimestre de 2015, no Distrito Federal, houve uma queda acentuada, de 21,7%.

O principal motivo, segundo o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, foi a estiagem. O milho e a soja, produções relevantes no segundo trimestre do ano, apresentaram quedas de 36% e 33%, respectivamente, na safra esperada para 2015 em relação à obtida em 2014.