Peniel Pacheco (PDT)
Peniel Pacheco (PDT) Peniel Pacheco (PDT)

A pedido de Lupi, PDT abre diálogo com Rollemberg

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Depois de romperem com o atual governo, os pedetistas de Brasília vão reabrir o diálogo com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). A decisão foi tomada a pedido do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em conversa com integrantes do partido nesta manhã (31/08).

O presidente regional do PDT, Georges Michel, vai discutir uma aproximação com vistas às eleições, mas qualquer acordo depende de um acerto nacional oficial de apoio do PSB de Rollemberg ao candidato pedetista à Presidência, Ciro Gomes.

O diálogo vai ocorrer até o próximo domingo (05/08), prazo final para as convenções partidárias. No sábado (04/08), será realizada a convenção do PDT e até lá será necessária uma sinalização sobre os acordos nacionais.

Enquanto isso, o PDT mantém a candidatura do ex-deputado Peniel Pacheco (foto) ao GDF. Ele será lançado na disputa se não houver um entendimento em torno da reeleição de Rollemberg. Embora haja dois pré-candidatos a cargos majoritários na legenda, não existe, por ora, discussão sobre o PDT integrar a chapa de Rollemberg. “Não estamos interessados em cargos. O importante agora é o nosso projeto nacional de eleição de Ciro Gomes”, afirma Peniel.

Ele ressaltou que não houve uma imposição nacional para o apoio a Rollemberg, apenas uma orientação de priorizar a candidatura de Ciro. “Caso esse apoio (do PSB) não ocorra, não há necessidade de avaliarmos aliança com Rollemberg”, aponta.

Além de Peniel lançado na disputa ao Buriti, o PDT tem o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, como pré-candidato ao Senado. O ex-distrital Fábio Barcellos concorrerá a um mandato de deputado federal e Cláudio Abrantes e Reginaldo Veras buscam novo mandato na Câmara Legislativa.

Peniel afirma que o PDT não pode ficar a reboque de nenhum projeto.  “O PDT não é um rio que vai por gravidade, mas sim um oceano que constrói as próprias marés”, afirma o pré-candidato ao Buriti.