Fábio Felix conservadora
Fábio Felix conservadora Carlos Vieira/CB/D.A Press Fábio Felix conservadora

Pauta conservadora da CLDF nas mãos de deputado LGBT

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Três projetos da pauta conservadora, de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (PRB), caíram nas mãos do deputado Fábio Félix (PSol), para relatoria na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa. Não poderia ser mais divergente. Delmasso propõe a criação da Semana da Difusão da Cultural Heterossexual; a revogação da Lei 2615/2000, conhecida como Lei Maninha, que impõe sanções às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual; e extinção do Conselho Distrital de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania LGBT. Félix é o primeiro deputado distrital eleito com a bandeira LGBT e pretende abrir o debate sobre essas questões.

Delmasso: “Não posso concordar com a apologia ao homossexualismo”

Pelo projeto do deputado Delmasso, a Semana de Difusão da Cultura Heterossexual, a ser “comemorada” anualmente na terceira semana do mês de junho. Na justificativa, o distrital argumenta que a data é uma forma de resguardar os direitos e garantias dos heterossexuais para se manifestarem sem serem discriminados. Delmasso afirma: “Como cristão aprendi a respeitar todas as pessoas, até porque não sou juiz do comportamento sexual de ninguém. Cada ser humano pode fazer do seu corpo aquilo que bem entender, neste sentido aprendi a respeitar os homossexuais e as lésbicas, porém não posso concordar com a apologia ao homossexualismo”. Presidente da Comissão de Direitos Humanos e relator do projeto, o deputado Fábio Félix (PSol) vai promover uma audiência pública para debater a proposta.

Endosso ao pacote anticrime

A deputada Bia Kicis (PSL/DF) foi escolhida relatora do pacote anticrime do ministro Sergio Moro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O texto em tramitação na Casa retira da Justiça Eleitoral e devolve para a Justiça Comum a competência para julgar crimes comuns que têm relação com as campanhas eleitorais. O pacote completo caminha pelo Senado, uma vez que a prioridade na Câmara é a Reforma da Previdência. Bia pretende endossar, em seu relatório, o texto apresentado por Moro.

Ibaneis nega rumores de que trabalha pela queda de Moro

O governador Ibaneis Rocha (MDB) usou o Twitter para desmentir rumores de que trabalha para derrubar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, do cargo no governo de Jair Bolsonaro. Os dois tiveram embates públicos sobre a transferência do líder do PCC, Marcos Camacho, o Marcola. Ibaneis escreveu: “É mentiroso o boato de que eu estaria envolvido em um complô para derrubar o ministro Sérgio Moro. Discordo dele quanto à transferência de presos perigosos para Brasília, mas o respeito, e apoio toda medida de combate à corrupção”. O governador adotou a estratégia de não deixar dúvidas no ar. Prefere dar a sua versão.

Unidos em defesa da UnB

Políticos do Distrito Federal se uniram em defesa da Universidade de Brasília, ameaçada de cortes no orçamento, por supostamente não atingir bons resultados e por balbúrdia, segundo apontou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Independemente de partidos, teve início uma corrente em defesa da UnB. Veja o que eles disseram:

“Há anos eu vivencio a UnB de uma maneira transformadora: foi aqui que iniciei formalmente a minha militância e a minha carreira em defesa das crianças e dos adolescentes. Devo muito à Universidade de Brasília. Não abandonarei a UnB jamais”

Deputado distrital Fábio Félix (PSol)

“Vamos educar o ministro Abraham Weintraub e apresentar a UnB que ele parece não conhecer”

Deputado distrital Leandro Grass (Rede)

“A decisão do governo de bloquear 30% do orçamento da UnB é alarmante. Embora tenha reconhecida excelência acadêmica no país, com nota 5, a máxima, no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a UnB tem passado por dificuldades financeiras”.

Senadora Leila Barros (PSB/DF)

“Isso é muito grave! O MEC ainda não esclareceu quais foram os critérios para os cortes dos 30% na verba da UnB”

Deputada Celina Leão (PP/DF)

“Assinei o pedido de reversão do corte de 30% do orçamento da Universidade de Brasília. A UnB é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência acadêmica, atestada em rankings nacionais e internacionais”

Deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF)

“A UnB passou da 11ª posição em 2016 para a 8ª melhor do país! Gostaria muito de saber qual a justificativa técnica para esses cortes na educação”

Deputado Professor Israel (PV/DF)

“O governo considera liberdade de pensamento e de expressão balbúrdia?”

Deputada Érika Kokay (PT/DF)