Orlando
Orlando Daniel Búrigo/CB/D.A Press Orlando

Empresa pagou passeio em Orlando como propina para servidor da saúde

Publicado em CB.Poder

Os promotores de Justiça responsáveis pela Operação Checkout encontraram evidências de que um servidor da Secretaria de Saúde ganhou passagem e diárias para uma temporada em Orlando com a mulher, pagas pela empresa que forneceu macas, leitos de hospitais e outros tipos de mobiliários para unidades da rede pública. A emissão dos bilhetes e voucher do Hotel Rose Inn, na International Drive, ocorrida em janeiro de 2015, para o casal ficou por conta da empresa Hospimetal, fornecedora dos produtos por meio de ata de registro de preços. O servidor que visitou a terra do Mickey Mouse estava lotado justamente na área responsável pelas compras, a Gerência de Hotelaria, da Secretaria de Saúde. E-mails trocados com a empresa e uma agência de turismo foram obtidos na primeira fase da operação, ocorrida em julho do ano passado. Na segunda etapa, realizada ontem, os promotores de Justiça da força-tarefa de combate à corrupção na saúde, encontraram uma nota fiscal que atesta a despesa, na agência de turismo, alvo de busca e apreensão em São Paulo. A Operação Checkout está sob a responsabilidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do DF. Para os promotores de Justiça, a viagem foi uma recompensa que tem nome: corrupção.

Vem aí o SOS Parques

O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, escolheu o Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, como projeto-piloto para o SOS Parques, programa a ser lançado na próxima semana. A ideia é revitalizar todos os 17 parques em funcionamento no DF, com ações como melhorias na segurança, na iluminação, nos banheiros e nos equipamentos à disposição dos frequentadores.

Coordenador-geral do Fórum de Governadores

Ibaneis Rocha (MDB) foi escolhido coordenador-geral do Fórum Permanente dos Governadores. Será uma espécie de porta-voz das demandas dos estados. Os chefes dos Executivos vão se reunir a cada dois meses, sempre em Brasília, a não ser em casos excepcionais. Hoje há uma agenda com 20 pontos de interesse comum, mas os governadores vão apresentar uma proposta alternativa para reforma da Previdência, levando em conta aspectos regionais. A expectativa é de que hoje o projeto não teria mais do que 50 votos na Câmara dos Deputados.

Discussão sobre reajuste da PM é mais complexo

Antes de apresentar uma proposta de reajuste para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros, o governo Ibaneis Rocha precisa resolver uma questão: vai manter ou não o auxílio-moradia das corporações? Será incorporado? Complexo. O governador explicou ontem que o Tribunal de Contas da União (TCU) analisa a legalidade do benefício, concedido no governo de Agnelo Queiroz por meio de decreto. Já há um voto, do relator do caso, ministro Aroldo Cedraz, que aponta a irregularidade da medida.

Chefes dos MPs apóiam pacote de Moro

O Conselho Nacional dos Procuradores gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) divulgou nota de apoio ao pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A entidade que reúne os chefes dos Ministérios Públicos de todo o país se colocou à disposição para ajudar no debate. “O projeto tem o mérito de deflagrar a discussão de dezenove importantes pontos de aperfeiçoamento normativo em prol de uma maior efetividade e eficiência da justiça criminal”, afirma o CNPG, que tem como presidente em exercício o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura.