Viaduto da Galeria dos Estados
Viaduto da Galeria dos Estados Wallace Martins/Esp. CB/D.A. Press Viaduto da Galeria dos Estados

Para governo, responsabilidade pela manutenção do viaduto era do DER/DF

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS
Tem tudo para pegar fogo hoje (22/02) a audiência pública na Câmara Legislativa sobre responsabilidades na queda do viaduto da Galeria dos Estados.

Como ocorreu na semana passada no Senado, o ex-diretor-geral do DER/DF Henrique Luduvice está preparado para isentar o órgão de qualquer culpa pelo incidente e indicar a Novacap como omissa por não ter promovido a manutenção da obra que sofria pela deterioração e pela ação do tempo.

Mas o governo está disposto a fazer um contra-ataque. O secretário de Infraestrutura e Obras, Antônio Coimbra, o presidente da Novacap, Júlio Menegotto, e o atual diretor-geral do DER, Márcio Buzzar, levarão documentos para tentar mostrar que Luduvice não tomou as providências que deveria no caso. Por isso, foi demitido pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Urgência na manutenção

O principal argumento da Novacap para rebater Henrique Luduvice é de que o artigo 57 do regimento interno do DER/DF atribui ao próprio departamento a obrigação pela manutenção de obras de arte especiais, que é o caso do viaduto em questão.

No embate, os representantes do governo Rollemberg vão apontar que o DER/DF ressaltou em publicações no site do órgão a relação das obras especiais sob sua responsabilidade.

Nesta lista, havia a referência de que o viaduto que desabou tinha “urgência em manutenção”. Essa informação consta do sistema de gerenciamento de pontes e viadutos do próprio DER.

Há ainda a tabela demonstrativa de despesas do departamento, que relaciona a disponibilidade de recursos. Havia dinheiro, mas a verba não teria sido aplicada na gestão de Luduvice, mesmo com a urgência na manutenção da obra.