buriti
buriti Ana Rayssa, Marcelo Ferreira, Arthur Menescal, Minervino Junior e Ed Alves/CB/D.A Press buriti

Os possíveis adversários na próxima disputa ao Buriti

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Alguns políticos despontam como possíveis candidatos a cargos majoritários nas próximas eleições. Além do governador Ibaneis Rocha (MDB) que pode concorrer à reeleição ou a um mandato no Senado, começam a surgir nomes como o senadores Izalci Lucas (PSDB), José Antônio Reguffe (Sem partido/DF) e Leila Barros (PSB). Nesse projeto, o tucano certamente tem o apoio da deputada Paula Belmonte (Cidadania), uma vez que o marido dela, Luiz Felipe Belmonte, suplente de Izalci, pode herdar o mandato. A deputada Flávia Arruda (PR) também é considerada um nome forte, pela ajuda estratégica do marido, o ex-governador José Roberto Arruda (PR). Está bem longe ainda, mas eles já começaram a trabalhar.

Disputa

Não à toa há uma certa rivalidade entre Flávia Arruda (PR/DF) e Paula Belmonte (Cidadania/DF).

Primeira etapa vencida

Desde 2017, o senador José Antônio Reguffe (Sem partido/DF) trabalha para impedir o aumento das taxas de cartório. Nesta semana, o projeto, enviado pelo Tribunal de Justiça do DF ao Congresso, foi aprovado no Senado e segue para a Câmara. O preço de vários serviços foi mantido e alguns até reduzidos. Até então, a previsão era de aumento de até 700%. Na Câmara, agora começa uma nova batalha. Alguém vai assumir a liderança dessa guerra para impedir os reajustes?

Sem intermediários

Em outros tempos, o ex-deputado Alírio Neto exercia influência nas indicações de cargos no Detran/DF. Agora será o próprio diretor-geral. Foi escolhido por Ibaneis Rocha na troca do comando em decorrência de denúncias de irregularidades em licitação do órgão.

Temer não vai precisar de carona

Dessa vez, o governador Ibaneis Rocha não vai precisar emprestar seu avião ao ex-presidente Michel Temer. A Justiça autorizou que o emedebista permaneça preso em São Paulo. Da outra vez que Temer foi preso, Ibaneis colocou sua aeronave à disposição para transportar o correligionário do Rio de Janeiro para casa quando a Justiça expediu liminar em habeas corpus que o liberou da prisão.

Em queda

As calçadas do Distrito Federal precisam de recuperação urgente. Quem pode atestar é Eliana Pedrosa, que quase virou governadora. Numa caminhada pelo Sudoeste, ela tropeçou e caiu com o rosto no chão. O machucado foi feio, segundo o relato de amigos.

Aposta

Fora da política, atuando na iniciativa privada, o ex-deputado Rogério Rosso aposta no sucesso político da família JK no PSD, partido que presidiu nos últimos quatro anos. “Sempre quis que Paulo Octávio entrasse no PSD”, afirma Rosso, que está na Colômbia.

Só papos

“Estamos seguindo um caminho totalmente oposto ao autoritarismo, que sempre busca desarmar a população, fazendo valer a soberania popular manifestada no referendo de 2005. Estamos, principalmente, atendendo ao cidadão de bem, que segue as leis e respeita a sociedade”

Presidente Jair Bolsonaro, sobre decreto que facilita o porte e o transporte de armas e munição por colecionadores, caçadores e atiradores esportivos

“Nós do PSol apresentamos projeto para anular o decreto das armas de Bolsonaro. Além de ser medida irresponsável que vai piorar ainda mais a violência, ela é inconstitucional. Mudanças desse tipo têm que passar pelo Congresso. Não precisamos de mais armas. Queremos mais educação”

Deputado Marcelo Freixo (Psol/RJ)

A pergunta que não quer calar….

Ao perder o COAF, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, tem o poder reduzido. É só o começo?