“Orientação é que mulheres se preservem para que evitem esse tipo de coisa (assédio)”, diz integrante de Comissão de Ética de instituto federal

Publicado em Sem categoria

As declarações de um integrante da Comissão de Ética do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) causaram revolta entre os servidores do órgão. A palestra de boas-vindas aos novos funcionários ocorreu em outubro do ano passado, mas a polêmica ganhou maiores proporções este mês, quando o vídeo com as afirmações foram postadas no Youtube.

O palestrante dá conselhos de como as mulheres devem se vestir no meio de trabalho: “É muito interessante como a comissão trabalha na parte de recomendações, que você que vai estar trabalhando numa repartição pública, que você se vista adequadamente, se preserve. Nossa orientação é que as mulheres se preservem para que evitem esse tipo de coisa (assédio)”, afirmou. Veja o vídeo abaixo:

Após a gravação tornar-se pública, a Comissão de Ética emitiu nota de esclarecimento que desagradou a muitos servidores. Apesar de “reconhecer os equívocos nas palavras do profissional”, a comissão afirmou que a “situação também demonstra que é preciso amadurecer a maneira como são usadas as redes sociais no ICMBio”.

Diante do quiprocó, embora a comissão seja vinculada diretamente à Comissão de Ética da Presidência da República, a diretoria do Instituto decidiu se pronunciar, afirmando que “repudia todas as formas de assédio, discriminação e preconceito”. Além disso, a nota causou divergências internas ao alertar que “cautela é recomendável para que a participação em redes sociais não viole as diretrizes do instituto”.

Questionado, o ICMBio enviou essa mesma nota como forma de esclarecimento. A Comissão de Ética da Presidência da República não se posicionou a respeito.